03/08/11 | 14:10
Gincana de História, Geografia e Cultura Indígena da DRE II

Sessenta alunos do 6º ao 9º ano, de quinze escolas municipais localizadas na zona Oeste da cidade ,participaram nesta segunda-feira, 1º, de agosto, da 2ª fase da Gincana de História, Geografia e Cultura Indígena, promovida pela Divisão Regional Educacional (DRE) II da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na quadra da Escola Municipal Des. Candido Honório Ferreira, situada no bairro da Alvorada II.

O objetivo do evento foi oportunizar um momento lúdico de conhecimento sobre a Geografia e a história do Amazonas colaborando com as ações pedagógicas já desenvolvidas pelos professores em torno do tema, com vistas a cidadania dos alunos através de uma postura crítico-reflexiva.

No mês de junho, cada unidade educacional realizou sua própria gincana cultural para selecionar as equipes vencedoras que participaram da segunda etapa realizada pela DRE II.

Segundo a Sub-Coordenadora de Temas Sociais e Contemporâneos da DRE II, Iolene da Silva Xavier, a gincana serve de parâmetro para avaliar os conhecimentos sobre as disciplinas e interação entre os alunos. “Nós buscamos saber se o nosso estudante sabe realmente sobre a nossa Região, um pouco da nossa história, geografia, enfim conhecer sobre o local onde mora e vive”, comentou.

A Professora de Geografia, Patrícia da Silva da Escola Municipal Rodolfo Valle, bairro Redenção, procurou realizar várias atividades com exercícios e textos com os alunos, como forma de prepará-los para o evento. “O importante é que os alunos saibam da importância da cultura amazonense como um todo. Essa gincana proporciona uma ampla visão das disciplinas que cuidam dessa área”, explicou.

Pensar no futuro com a aplicação de disciplinas que relatam a história e geografia do Amazonas, além da cultura indígena, esse é o pensamento do Professor de História, Jezanias Souza, que realizou uma seleção dos alunos com mais conhecimentos e principalmente focado na cidade de Manaus como sede dos jogos em 2014. “Temos que despertar o desejo deles conhecerem o Estado onde esses alunos moram, sobre a cidade, sua história, enfim tudo relacionado. Nós estamos em evidência por conta de uma Copa do Mundo e é bom ter a comunidade escolar bem informada não de uma história do passado, mas do presente que promete muitas mudanças em nossas vidas”, contou.

Somente a equipe vencedora da DRE II participará com as outras das demais DREs na fase final prevista para o final de agosto no Auditório da Semed.