23/07/12 | 13:17
Gincana de História e Geografia da DRE VI

Na tarde da última sexta-feira, noventa alunos do 6º e 7º ano, de dezesseis escolas municipais localizadas na zona Leste, participaram da 2ª fase da Gincana de História e Geografia, promovida pela Divisão Regional Educacional (DRE) VI da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no auditório da Escola Municipal Dr. Paulo Pinto Nery, situada no bairro Jorge Teixeira III.

O objetivo deste evento é oportunizar um momento lúdico de conhecimento sobre a Geografia e a história do Amazonas, colaborando com as ações pedagógicas já desenvolvidas pelos professores em torno do tema, com vistas à cidadania dos alunos através de uma postura crítico-reflexiva.
No mês de junho, cada unidade educacional realizou sua própria gincana cultural para selecionar as equipes vencedoras que participaram da segunda etapa realizada pela DRE VI.
Segundo Marcionilia Bessa, chefe da divisão de ensino fundamental – DEF,  a gincana tem o intuito de transformar pequenos cidadãos em multiplicadores da cultura Amazonense.

“Este momento tem o objetivo de proporcionar conhecimento, informação e anseio pela pesquisa acerca desses assuntos, e irá fazer com que, as crianças que não possuem tanto contato com a geografia e a história amazonense passem a ter e levem a quem não tem”, comentou.

Segundo Marlenilza Marinho, uma das coordenadoras do evento, a gincana contribuiu tanto para os organizadores quanto para as crianças. “Já que não é mais obrigatório o conteúdo de geografia e de história amazonense no currículo escolar das crianças que estão no ensino fundamental, este momento está nos ajudando a passar o conhecimento que obtemos na academia (faculdade) de forma prática e dinâmica”.

“Esta gincana é um modo diferente de trazer a informação e a cultura regional para as crianças, de assuntos tão antigos e, ao mesmo tempo, tão atuais”, comentou a professora de história da Escola Municipal Doutor Paulo Pinto Nery, Lea Maria.

Somente a equipe vencedora da DRE VI participará com as outras das demais DREs na fase final prevista para o final de agosto no Auditório da Semed.