29/05/15 | 8:25
Gide se reúne com escolas das zonas Sul e Oeste para analisar o trabalho pedagógico desenvolvido no 1º bimestre

Professores, pedagogos, gestores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação se reuniram na tarde desta quinta feira, 29, com o objetivo de traçar estratégias para elevar o nível de rendimento e aprendizagem para alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A análise faz parte do encontro para avaliação do Relatório de Análise de Desvio de Meta (RADM), referente ao 1° bimestre do ano letivo.

Os encontros aconteceram, respectivamente, nas Escolas Municipais Sérgio Pessoa Figueiredo, localizada no bairro da Matinha, zona Sul, e Guilherme Barker, situada no bairro São Raimundo, zona Oeste de Manaus.

O intuito da RADM é avaliar se os alunos do 5º, 7º e 9º anos obtiveram os 70% de aproveitamento das avaliações internas aplicadas nas escolas e conhecer o desempenho de 75% dos estudantes do 3º ano na Prova Brasil e na Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE).

A escola Sérgio Pessoa pertence à Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul da Semed, onde estudam 197 alunos do 1º ao 5º ano. Segundo a assessora da Gide da Divisão, Núbia Lúcia de Souza, com o trabalho pedagógico traçado pela DDZ e com análise da RADM é possível ter um reflexo das práticas pedagógicas desenvolvidas na unidade e da aprendizagem dos alunos.

“Foi constatado que aos alunos do 3º ano no 1º bimestre alcançaram 93%, ou seja, 24% acima do desejado e no 5º obtiveram 65% da traçado pela secretaria. Isso que dizer, 5% a menos da meta estipulada. Com isso, já estamos felizes e com sentimento de dever cumprido, mas mesmo assim determinados a elevar ainda mais o percentual já alcançado e atingir o esperado para o 5º, com ações pedagógicas e trabalhos direcionados”, ressaltou.

Na escola Guilherme Barker, localizada no bairro do São Raimundo, estudam cerca de 600 alunos. Deste total, 76 são do 3º ano e 66 são do 5º ano. Estes alunos, além dos 6º ao 9º são os analisados pela ADE e verificados o nível de desempenho na RADM. Segundo a assessora da Gide da DDZ Oeste, Eurenice Oliveira, os encontros que começaram nesta semana são importantes para traçar estratégias para melhoria do rendimento escolar.

“Estes encontros são importantes para escutarmos as dificuldades encontradas dentro das escolas, fazer um diagnóstico e a partir daí viabilizar soluções pedagógicas. Além de levantar as causas dos desvios que aconteceram no 1ºbimestre, que contribuíram para mau rendimento da escola e da ADE. O intuito é encontrar caminhos e mecanismos para combater o mau desempenho e, consequentemente, aumentar a qualidade de ensino e o desempenho dos alunos”, explicou.

Os encontros irão acontecer até a próxima segunda-feira, 1 de junho.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054