04/10/18 | 8:19
Gide inicia RADM com as Divisões Distritais Sul e Leste 1

Assessores da Gestão Integrada da Educação (Gide) de todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) se reúnem, a partir desta quarta-feira, 3/10, para discutir o Relatório de Análise de Desvio de Metas (RADM) no 2º nível. As reuniões iniciaram nesta tarde com a DDZ Sul no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), localizado em um shopping na zona Centro-Sul da cidade, e com a DDZ Leste 1 na sede da própria divisão. Esse momento prepara as DDZs para os RADM de primeiro nível, onde os resultados de toda a Secretaria Municipal de Educação (Semed) são apresentados nas unidades de ensino.

O encontro teve como objetivo debater sobre as ações realizadas no primeiro semestre do ano letivo, com base no último Painel Pedagógico e no RADM, instrumento que utiliza o resultado da Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE) para medir o nível de aprendizagem dos alunos. O último relatório de desvio nas unidades escolares que atendem alunos do Ensino Fundamental aconteceu entre os dias 10 e 17 de setembro.

O Gerente Pedagógico da DDZ Sul, Anderson Clay, conta que a importância do momento é o fato da divisão ter a possibilidade de identificar os problemas que impedem as escolas de alcançarem melhores resultados e definir ações a fim de que possam alcançar as metas. “Nós estamos hoje reunidos com os assessores pedagógicos e de gestão e estamos trazendo os resultados desenvolvidos nos RADMs que acontecem nas escolas. Nesse momento trazemos as causas e as situações dessas escolas, porque a partir destas causas traçamos estratégias para que essas situações melhorem”.
Quem esteve presente na reunião foi a chefe da Divisão de Ensino Fundamental (DEF), Vera Lúcia Lima da Silva. Ela pontuou que, por mais que não seja possível estar presente em todos os encontros, é interessante verificar o quanto que a DEF pode apoiar essas escolas e DDZs.

“A gente acompanha até para poder verificar o que surge e aqui é o momento em que vemos a compilação do que está acontecendo nas escolas. A gente vem participar para verificar de que forma que o trabalho com as políticas curriculares podem auxiliar a DDZ e as escolas na melhoria da qualificação do currículo”.

Responsável por assessorar quatro escolas, Eliete Sabóia, conta que as unidades de ensino em que atua vêm atingindo as metas e que esse momento de análise é proveitoso porque também ocorrem trocas de experiências.

“Temos um momento de análise dos resultados e encaminhamos as próximas ações, verificamos o que está dando certo e o que não está funcionando. No geral, minhas escolas vêm atingindo as metas. Nesse momento, fazemos o consolidado de toda a divisão a fim de que a DDZ possa interferir diretamente junto às unidades com esse apoio”.

Os RADM de segundo nível acontecem até a próxima sexta-feira, 5/10. Nesta quinta-feira, 4/10, as reuniões seguem, às 8h, com a DDZ Centro-Sul, na Escola Municipal Profª. Sulamita Pereira Gonçalves; às 14h a DDZ Rural se reúne na sede da própria divisão; às 8h do dia seguinte seguinte se reúnem as DDZs Oeste e Leste 2 em suas respectivas sedes e às 14h a DDZ Norte se encontra também na própria sede.

 

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Patryck Vieira/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054