30/11/18 | 9:07
Gestores escolares são homenageados durante o 2º Edeja

Setenta gestores escolares participaram do 2° Encontro de Diretores da Educação de Jovens e Adultos (Edeja), na noite desta quinta-feira, 29/11, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), zona Centro-Sul de Manaus. O evento contou com apresentação cultural, entrega de certificado de Honra ao Mérito e placa de homenagem a cada gestor, além da palestra “Gerenciando emoções para uma vida abundante”, ministrada pelo especialista em consultoria em Coaching Corporativo para Empresas, Naldo Gouveia.

A 2ª edição da atividade teve a  intenção de  proporcionar um momento de reconhecimento ao trabalho dos  gestores, que  em conjunto com educadores do município contribuíram  no alcance e superação de  metas  em relação a redução de abandono e aprovação escolar de alunos da modalidade EJA, projetadas pela Gerência de Jovens e Adultos (Geja) da Semed,  quando comparados os resultados 3º bimestre de 2018 com igual período de 2017.

Na oportunidade, a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, salientou que Semed a cada ano procura desenvolver estratégias pedagógicas, em conjunto com professores, pedagogos e gestores, da rede municipal de ensino, com intuito  de diminuir os índices de abandono e elevar o nível de aprovação na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ressaltou, ainda, o reflexo positivo do trabalho da Geja para o alcance das metas macro da secretaria.

“Ainda tem  muito trabalho a fazer e queremos avançar muito mais, mas tendo em vista a peculiaridade desta modalidade de ensino podemos dizer que avançamos com o trabalho feito até aqui”, salientou.

Segundo a gerente da Geja da Semed, Alina Bindá, o evento teve a finalidade de fazer uma grande homenagem ao trabalho dos gestores que atendem a modalidade da EJA. Disse também que a ideia deste  ano é externar a todos os gestores o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2018, que resultou no alcance e superações de metas estipuladas pela secretaria.

“Fizemos este momento com muito carinho para reconhecer resultados exitosos que vêm da liderança das escolas frente a esta modalidade,  que reconhecemos e sabemos o enfrentamento e as dificuldades encontradas ”, disse.

Umas das gestoras homenageadas foi Daniele Viviane Almeida,     gestora da Escola Municipal Themistocles Gadelha, localizada no Bairro Jorge Teixeira e que atualmente atende 560 alunos do 1º e 2º segmento da EJA no turno diurno e noturno. Para a gestora a iniciativa é importante para motivar o trabalho de todos educadores que trabalham com Educação de Jovens e Adultos do município.

“Essa iniciativa é muito importante para reconhecer o trabalho de quem está no chão da escola”, frisou.

No evento, também  foi reconhecido o trabalho de gestão da Escola Municipal Aristophones Bezerra de Castro. A  unidade cresceu quase 40% do 1º para 3º bimestre na taxa de aprovação  em 2018. Já em relação ao índice de abandono houve redução de mais de 23% no 1º segmento da EJA.

Segundo a gestora, Francineide Bento, o sucesso foi alcançado graças ao esforço de vários atores, inclusive dos alunos da unidade.

“Agradeço imensamente a homenagem e dedico a todos os profissionais e alunos que não medem esforços para realizar melhor“, ressaltou a gestora.

Metas alcançadas em 2018

O índice de aprovação no 1º segmento do 3º bimestre de 2017 para 2018 passou de 52% para 73% em 2018. Já no 2º segmento, comparando o mesmo período, a secretaria conseguiu atingir a média 55%. Já no quesito de permanência de aluno, também comparando entre 2017 e 2018  os números são mais expressivos. No 1º segmento, o índice era de  70% passou para 89% e  2º segmento  pulou  de 70% para 82%, ou seja, se somado os dois segmentos a secretaria conseguiu crescer  30% o índice de abandono.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054