Setenta gestores escolares participaram do 2° Encontro de Diretores da Educação de Jovens e Adultos (Edeja), na noite desta quinta-feira, 29/11, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), zona Centro-Sul de Manaus. O evento contou com apresentação cultural, entrega de certificado de Honra ao Mérito e placa de homenagem a cada gestor, além da palestra “Gerenciando emoções para uma vida abundante”, ministrada pelo especialista em consultoria em Coaching Corporativo para Empresas, Naldo Gouveia.
A 2ª edição da atividade teve a intenção de proporcionar um momento de reconhecimento ao trabalho dos gestores, que em conjunto com educadores do município contribuíram no alcance e superação de metas em relação a redução de abandono e aprovação escolar de alunos da modalidade EJA, projetadas pela Gerência de Jovens e Adultos (Geja) da Semed, quando comparados os resultados 3º bimestre de 2018 com igual período de 2017.
Na oportunidade, a subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, salientou que Semed a cada ano procura desenvolver estratégias pedagógicas, em conjunto com professores, pedagogos e gestores, da rede municipal de ensino, com intuito de diminuir os índices de abandono e elevar o nível de aprovação na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ressaltou, ainda, o reflexo positivo do trabalho da Geja para o alcance das metas macro da secretaria.
“Ainda tem muito trabalho a fazer e queremos avançar muito mais, mas tendo em vista a peculiaridade desta modalidade de ensino podemos dizer que avançamos com o trabalho feito até aqui”, salientou.
Segundo a gerente da Geja da Semed, Alina Bindá, o evento teve a finalidade de fazer uma grande homenagem ao trabalho dos gestores que atendem a modalidade da EJA. Disse também que a ideia deste ano é externar a todos os gestores o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2018, que resultou no alcance e superações de metas estipuladas pela secretaria.
“Fizemos este momento com muito carinho para reconhecer resultados exitosos que vêm da liderança das escolas frente a esta modalidade, que reconhecemos e sabemos o enfrentamento e as dificuldades encontradas ”, disse.
Umas das gestoras homenageadas foi Daniele Viviane Almeida, gestora da Escola Municipal Themistocles Gadelha, localizada no Bairro Jorge Teixeira e que atualmente atende 560 alunos do 1º e 2º segmento da EJA no turno diurno e noturno. Para a gestora a iniciativa é importante para motivar o trabalho de todos educadores que trabalham com Educação de Jovens e Adultos do município.
“Essa iniciativa é muito importante para reconhecer o trabalho de quem está no chão da escola”, frisou.
No evento, também foi reconhecido o trabalho de gestão da Escola Municipal Aristophones Bezerra de Castro. A unidade cresceu quase 40% do 1º para 3º bimestre na taxa de aprovação em 2018. Já em relação ao índice de abandono houve redução de mais de 23% no 1º segmento da EJA.
Segundo a gestora, Francineide Bento, o sucesso foi alcançado graças ao esforço de vários atores, inclusive dos alunos da unidade.
“Agradeço imensamente a homenagem e dedico a todos os profissionais e alunos que não medem esforços para realizar melhor“, ressaltou a gestora.
Metas alcançadas em 2018
O índice de aprovação no 1º segmento do 3º bimestre de 2017 para 2018 passou de 52% para 73% em 2018. Já no 2º segmento, comparando o mesmo período, a secretaria conseguiu atingir a média 55%. Já no quesito de permanência de aluno, também comparando entre 2017 e 2018 os números são mais expressivos. No 1º segmento, o índice era de 70% passou para 89% e 2º segmento pulou de 70% para 82%, ou seja, se somado os dois segmentos a secretaria conseguiu crescer 30% o índice de abandono.
Texto: Emerson Felipe
Fotos: Cleomir Santos/ Semed
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054