18/05/16 | 11:55
Gestores escolares participam de palestra de coaching integral sistêmico

Palestra introdução ao Coaching. Aud Semed. Fotos Cleomir (14)Com o objetivo de promover uma melhor saúde emocional e ajudar os profissionais do magistério a potencializar suas qualidades, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) está promovendo, por intermédio da Divisão de Apoio a Gestão Escolar (Dage), palestras de coaching integral sistêmico, que ajuda os participantes a se conhecerem, vencerem os medos e dificuldades e ter uma melhor qualidade de vida.

Na manhã desta quarta-feira, 18, cerca de 20 diretores de unidades de ensino da rede municipal participaram da atividade coordenada pela coach Mara Cybele Monteiro, que além de aplicar as técnicas também é conhecedora do meio escolar, já que por mais de 10 anos atuou como pedagoga. Segundo ela, aplicar o coaching vai ajudar os gestores a liderarem os professores, alunos e servidores da escola de uma maneira mais humana, prazerosa e, consequentemente, eficaz.

“O coaching é uma ferramenta de alta performance humana. Vamos ajudar os diretores a diminuir o estresse, os bloqueios emocionais, elevar o nível de felicidade, alegria e satisfação com a vida, além de aumentar o nível de resiliência. Nós temos dificuldades de enfrentar dias difíceis e nós buscamos com essa ação abrir novas possibilidades para os diretores de um mundo novo, por meio da inteligência emocional do ser humano, explicando como funciona a mente, como se reprograma mentes negativas para positiva. Queremos que eles melhorem suas vidas tanto profissional quanto pessoal”, explicou.

Palestra introdução ao Coaching. Aud Semed. Fotos Cleomir (11)Carlos André da Silva é diretor da Escola Municipal Ulisses Guimarães, onde comanda mais de 1,2 mil alunos em três turnos. Ele acredita que o coaching pode ajudar na melhoria integral dos educadores e no relacionamento interpessoal dos profissionais que atuam na escola.

“Eu acredito que não só ajuda o professor como todo o corpo técnico pedagógico da escola, até mesmo para que possamos entender melhor nossos alunos e também nossos colegas professores, administrativos e terceirizados, porque dessa forma conseguiremos direcioná-los a se encontrar  na vida profissional e pessoal, porque não tem como desvincular uma coisa da outra”, observou.

Exercício do Yes

Durante a palestra, a coach pediu que os participantes se levantassem e fizessem o exercício para aumentar o índice de testosterona no corpo. Com o pé direito colocado à frente do corpo, os presentes ergueram aos mãos e gritavam repetidamente “yes, yes, yes”. A atividade faz com que o organismo fique atento e se prepara para realizar atividades com êxito.

Diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Padre Cláudio Dalbon, Hananda Chaves, confessa que estranhou o treinamento, mas que ao terminar, percebeu que o organismos é inundado por uma alegria diferente.

“Nós estamos desenvolvendo pessoas na base, que é a educação infantil. Não lidamos com máquinas, mas com pessoas. Por isso é importante nos conhecermos melhor para podermos conhecer os nossos alunos. Quanto ao exercício, eu confesso que fiquei com preguiça, mas depois realmente foi bem legal. Senti uma coisa diferente, me impulsionou”, afirmou.

 

Texto: Thiago Botelho

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054