29/11/18 | 15:49
Gestores escolares participam de 3º Seminário de Gestão da DDZ Norte

Com o tema “Gestão de Pessoas e Processos”, a Divisão Distrital Zonal Norte (DDZ Norte), da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou nesta quinta-feira, 29/11, a 3ª edição do Seminário de Gestão. O evento contou com a participação de 65 gestores das unidades de ensino da divisão, no auditório da Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizada na Cidade de Deus, zona Norte da cidade.

A programação contou com apresentação cultural com cantigas de roda, grupo de dança Star Dance do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rita Etelvina Mourão, declamação de poema, relatos de experiências e a palestra motivacional com pedagogo Antônio Matos com tema “Um Nível Acima”.

A chefe da DDZ Norte, Selma Trindade, disse que a Semed investe como um todo na pessoa do gestor, por isso, a divisão não poderia andar por um caminho diferente e trabalha com os profissionais sobre o conceito de gestão à frente das escolas.

“O gestor não administra somente um patrimônio público, mas também pessoas e precisa estar preparado e equilibrado, porque às vezes ele é o mentor principal da escola. Esse é nosso foco de gerenciar pessoas, para que todos consigam trabalhar em grupo e em um clima organizacional”, comentou.

Com a palestra motivacional, o instrutor do curso de agente de socialização, Antônio Matos, possui ampla experiência em treinamento sobre competência profissional e habilidade no trato com as pessoas. Ele contou que procurou levar um conhecimento diferente para o trabalho pedagógico dos gestores.

“Nós trabalhamos o tema, porque o gestor precisa ter um bom estado de espírito para lidar com pessoas, e foi isso que focamos no treino, a fim de que estivessem de bem com a vida para transmitirem isso para quem lidera. O que eles vão levar é motivação para o fazer, transformar e o que precisa ser melhorado”, disse.

Aprendizado

A diretora da Escola Municipal Vicente Cruz, no bairro Santa Etelvina, Silvia Carla Barros, participou com seu relato de experiência “Intervenção pedagógica: equipe diretiva no acompanhamento de recuperação de alunos prováveis reprovados e abandonos. Para ela, o seminário vem justamente aprimorar a relação com os educadores, alunos e funcionários.

“Nós montamos uma estratégia de intervenção que ocasionou um grande resultado. Eram 32 alunos em situação de provável abandono ou recuperação e caíram para 19 no 3º bimestre, sendo que no 4º bimestre diminui mais ainda. Esse relato veio para contribuir com esse fazer ee mostrar para todos a importância de saber ouvir e escutar”, contou.

De acordo com a gestora da Escola Municipal Dom Milton Correa, bairro Monte das Oliveiras, Alcinéia Albuquerque Petrelli, a programação foi excelente, porque é fundamental saber lidar com as pessoas para se conseguir bons resultados, principalmente na educação.

“Esse encontro foi extremamente importante para cada gestor, porque nos proporcionou momentos para refletir sobre o que fazemos no dia a dia. Todos os momentos em que se para para fazer análise e rever conceitos são fundamentais, e acredito que todos nós estamos saindo hoje do seminário com um diferencial”, finalizou.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054