27/03/17 | 17:47
Gestores escolares da rede municipal de ensino participarão de palestras sobre “Inteligência Emocional”

RRA_9657A partir deste mês, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoverá palestras sobre “inteligência emocional” voltada a gestores escolares da rede municipal de ensino. O tema será trabalhado periodicamente nas Divisões Distritais Zonais (DDZs) da secretaria. Durante as palestras, serão abordados temas, como  Coaching na Educação, Gestão das Emoções e Matrizes de Crenças. Na tarde desta segunda-feira, 27/03, a ação foi realizada no auditório da DDZ Leste 2 e reuniu cerca de 70 diretores de Escolas, Creches  e Centros Municipais de Educação InfantiL (Cmeis).

A iniciativa tem a finalidade de ajudar o gestor a  melhorar a saúde emocional e oferecer ferramentas para resolver  problemas ligados ao emocional que podem afetar a prática pedagógica das unidades de ensino do município. As palestras acontecerão de maneira periódica e gradativa e serão ministradas pela coach Cybele Monteiro, membro da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis), que atua como Coaching há três anos e é servidora da Semed há 20 anos.

Segundo Cybele, a ideia de levar as palestras às DDZs e aos gestores surgiu depois que a secretaria constatou que a Escola Municipal Sônia Maria da Silva, localizada no Bairro Jorge Teixeira, alcançou bons resultados em avaliações internas e também em relação ao convívio social  no ambiente escolar após trabalhar a metodologia.

“Esta ideia surgiu com o êxito que tivemos com a implantação da metodologia do Coaching na Escola Municipal Sônia Maria. Hoje a escola tem outra RRA_9630realidade. O respeito impera e a escola conseguiu alavancar  na ADE, passando da posição 54ª para  8ª, mas é lógico que não foi só por conta do trabalho de educação emocional que realizamos lá, mas temos certeza que Coaching foi fundamental no processo exitoso”, explicou.

Ainda de acordo com Cybele, a  palestra ajuda o  gestor a resolver problemas e conflitos gerados no ambiente escolar.

“Este treinamento vai ajudar o gestor a ter menos dificuldade de relacionamento, ter mais equilíbrio para lidar com conflitos entre aluno e professor, entre ele e professores, e até com os pais”, falou.

Para Katie Ane, gestora do Cmei Profª. Maria Amélia, é importante trazer à tona o  assunto porque os gestores passam por uma série de situações no dia a dia em que é preciso ter inteligência emocional para resolver.

“Este assunto é  muito interessante e nos ajuda a resolver uma série de questões e situações que afetam no pedagógico da escola, como o relacionamento”, mencionou.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054