22/07/19 | 17:34
Gestores e secretários escolares participam de Oficina de Prestação de Contas até o final deste mês

Prefeitura de Manaus realiza até o final de julho Oficinas de Prestação de Contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) sobre checklist e o Sistema de Controle de Contas (Siacon). A formação ocorrerá em todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e está sendo realizada pela Gerência de Análise e Prestação de Contas, desde a segunda quinzena de junho.

Aproximadamente 960 pessoas participam das oficinas. O público-alvo é composto por gestores e secretários escolares de 475 unidades de ensino, que possuem conselhos escolares e que recebem recursos federais do PDDE nas ações agregadas de Educação Básica, Educação Integral, Estrutura e Qualidade.

Os recursos são oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), de acordo com o número de alunos matriculados na escola, além de estudantes das creches municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Durante a oficina, foi apresentado um painel gerencial com as desconexões, indicadores e oportunidades de melhorias para o processo de prestação de contas do checklist, ou seja, como devem estar listados, inseridos e preenchidos no processo. Além da ferramenta Siacon, constante no portal da Semed, que apresenta todos os conceitos e passos de como devem ser inseridos os documentos no processo.

De acordo com o gerente de Prestação de Contas da Semed, Welington Pacheco Ramos, responsável pela oficina, é fundamental que todos saibam como utilizar da maneira correta os recursos federais. “Nós estamos aqui para esclarecimento deles dentro de uma oficina sobre a necessidade de ter os documentos de forma preenchida corretamente. Assim como dentro da nossa plataforma de prestação de contas, o Siacon, para que todos os dados físicos e financeiros sejam inseridos dentro dessa plataforma de prestação de contas da Semed”, completou.

DDZ Sul

Nesta segunda-feira, 22/7, 134 educadores, entre gestores e secretários escolares que fazem parte do conselho escolar de 67 escolas da DDZ Sul, além dos assessores de recursos federais, participaram da oficina. O encontro ocorreu na sala do Telecentro, da Escola Municipal de Educação Especial (EMEE) André Vidal de Araújo, na Vila Amazonas, Parque 10, e vai até esta terça-feira, 23/7.

A assessora de recursos federais da DDZ Sul, Suziane Maria Bandeira de Sousa, disse que a oficina é fundamental. “Os educadores são orientados a como utilizar cada verba, porque cada ação é destinada a uma situação dentro da escola”, completou.

A diretora da escola municipal Vicente de Paula, bairro Japiinlândia, zona Sul, Maria Santana Cunha,  presidente do Conselho Escolar em sua escola, disse que a oficina é importante para todos que recebem os recursos federais. Para a educadora, que tem na escola o PDDE/ Educação Básica e Qualidade, mesmo já trabalhando algum tempo com isso, sempre é bom ter um conhecimento a mais.

“As oficinas têm que acontecer sempre, porque de vez em quando o processo muda, as coisas mudam e vão inovando. É importante que o gestor, bem como todo conselho e sua esquipe, conheça as leis do PDDE e melhore a qualidade dos trabalhos. A oficina vem para tirar dúvidas e esclarecer melhor todo esse processo”, comentou.

Para a secretária da Escola Municipal Nazira Chamma Daou, bairro Educandos, Leila Inácio Dantas, falou que trabalha como tesoureira no conselho escolar da unidade de ensino e destacou que todos devem participar para conhecer as mudanças sobre os recursos federais.

“É importante essa formação para o aprendizado, pois vamos compartilhar esses conhecimentos. A Semed está avançando e a nossa responsabilidade é de não ficar somente no papel. É uma oportunidade muito boa para nós tesoureiros e secretários de escolas envolvidas com esses recursos federais”, contou.

Calendário de oficinas restantes:

Dia – 22 e 23/7 – DDZ Sul

Local – Escola municipal de educação especial André Vidal de Araújo

Dia – 24 e 25/7 – DDZ Rural

Local – Auditório da DDZ Rural

Dia – 30 e 31/7 – DDZ Norte

Local – Escola municipal Nina de Araújo Costa Lins

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054