17/05/13 | 17:08
Gestores de escolas municipais participam de palestra voltada às novas tecnologias

Gestores das Unidades Educacionais da Secretaria Municipal de Educação participaram da palestra ‘Gestão de Novas Tecnologias no Espaço da Escola Pública’, que aconteceu nesta sexta-feira, 17, no auditório Luiz Pontes Teixeira. A ação foi realizada pela Fundação Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Fespi), em parceria com a Semed.

A palestra foi ministrada pelo doutor em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, professor Francisco Fialho, autor de vários livros, dentre os quais ‘Uma escola para os magos do amanhã’ e ‘Psicologia das atividades’, que tratam do ensino voltado para crianças da nova geração.

O palestrante abordou, dentre outros assuntos, as habilidades cognitivas do público infantil, que podem ser utilizadas em favor do aprendizado, nos ambientes tecnológicos das escolas.

A diretora de Ensino da Fespi, Andreia Santos, destacou uma realidade visível nas salas de aula perante os educadores. “Atualmente, as crianças já chegam à escola demonstrando facilidade para o manuseio de tecnologias, que fazem parte do cotidiano, desde celulares até computadores”, frisou Andreia.

O Subsecretário, Deusamir Pereira, ressaltou que pelo fato de as escolas estarem recebendo um novo público, os profissionais da educação devem se adequar ao mesmo. “Precisamos avançar. A tecnologia e as novas mídias são necessárias e, sobretudo, fundamentais para promovermos uma equação de saberes e para falarmos a mesma língua”, ressaltou o Subsecretário.

Francisco Fialho relatou qual foi a sua motivação em proferir a palestra. “O desafio deste dia é saber que tipo de escola está sendo oferecida para esta geração e, como nós, professores, estamos nos preparando para atender este novo público. Outra proposta é contribuir no trabalho que vocês já desenvolvem em suas escolas. Me sinto honrado pelo convite”, explicou o palestrante.