25/05/16 | 14:35
Gestores de escolas municipais da zona Rural participam de reunião mensal da DDZ

Reunião no Mindú com diretores da Rural - fotos Rodemarques Abreu (10)Mais de 80 gestores de unidades escolares da zona Rural de Manaus participaram da reunião mensal da Divisão Distrital Zonal Rural (DDZ Rural) realizada, nesta quarta-feira, 25, no Parque Municipal do Mindu, zona Centro-Sul. Durante o evento, a divisão repassou informes pedagógicos, administrativos e de infraestrutura com o objetivo de orientar as atividades desenvolvidas pelas escolas municipais das áreas ribeirinhas e rodoviárias da cidade.

Entre os esclarecimentos prestados aos educadores, estavam temas como o Pré Fórum da Educação do Campo, Provinha Brasil, Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, verbas federais, folha de pagamento, frequência mensal, lotação, terceirizados, sistema de demandas, merenda e transporte escolar, dentre outros.

Na reunião, a secretária Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, destacou que, a despeito da crise e das dificuldades enfrentadas, a rede municipal de ensino tem alcançado avanços relevantes no pedagógico e na gestão de qualidade implantada na rede. A titular da pasta afirmou, ainda, a importância que as unidades de ensino da zona Rural de Manaus têm para a secretaria. “Eu tenho muito apreço pelo trabalho realizado em nossas Reunião no Mindú com diretores da Rural - fotos Rodemarques Abreu (4)escolas municipais de áreas rurais. Há muito a ser ensino para o mundo urbano. Há relações de cumplicidade e parceria que só vemos no mundo rural. É importante continuarmos fazendo um trabalho de qualidade referente à educação básica e buscarmos avançar sempre mais, mesmo com as dificuldades que não são poucas”.

De acordo com a chefe da DDZ Rural, Edilene Pinheiro, as reuniões têm sido cada vez mais leves e trazem bons resultados no trabalho desenvolvidos das escolas. Edilene enfatizou que os diretores recebem as pautas da reunião com antecedência e têm tempo de levantar todas as dúvidas. Segundo ela, uma das ações que foi adotada durante as reuniões é a apresentação de vídeos, elaborados pelas escolas, com práticas exitosas, que têm servido para compartilhar boas experiências de gestão. “As reclamações estão diminuindo e as nossas reuniões têm fluído mais. Tudo isso é reflexo do trabalho que vem sendo realizado. Os serviços de manutenção, o combustível e a merenda que tem chegado no momento certo. ´E olhar o antes e o hoje e ver o quanto que avançou. O trabalho continua e buscamos melhorar cada dia mais”.

Homenagem

Reunião no Mindú com diretores da Rural - fotos Rodemarques Abreu (15)Durante a reunião, a educadora Joana Santiago, que é diretora da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo foi homenageada e ganhou um certificado de Honda ao Mérito. Neste ano, a gestora completa 40 anos de Semed e vai se aposentar.

“A maior herança desses 40 anos na educação é, por meio do fruto do meu trabalho, da minha dedicação, ver meus alunos formados. Muitos também se tornaram professores. Isso engrandece muito a gente. Foram 34 anos como professora de sal de aula e os outros 6 como gestora. Eu gostei muito da homenagem, me emocionei. Realmente, não esperava”, declarou a gestora Joana Santiago.

 

 

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054