29/05/19 | 13:58
Gestores de escolas municipais da DDZ Sul participam de Jogos Interativos com intuito de trabalhar a liderança e promover o espírito de equipe

Sessenta e cinco educadores das escolas municipais, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram da 4ª edição dos Jogos Interativos com Gestores. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira, 29/5, no CSU Parque 10 de Novembro, zona Sul da cidade. A ação é desenvolvida uma vez ao ano, na mesma data da reunião mensal de gestores.

A programação com os diretores foi dividida em seis atividades esportivas, tendo como foco promover o espírito de equipe e liderança, em dinâmicas como: confecção de estandarte e criação da frase em grupo; centopeia; bola ao cesto com bastões; canaleta; campo minado e labirinto coletivo.

A chefe da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento, disse que, há quatro anos, surgiu a ideia de desenvolver os jogos com o intuito de trabalhar a liderança com o grupo os gestores. Segundo ela, é fundamental realizar os jogos com os gestores das escolas.

“Através dos jogos, podemos trabalhar com os gestores a comunicação, o trabalho em equipe, mas sempre com foco em desenvolver a liderança com eles, que acompanham o trabalho desenvolvido dentro das escolas, tanto nas questões administrativa e de infraestrutura, quanto na pedagógica”, explicou.

A assessora de Educação Física da DDZ Sul, Patrícia Arcanjo Castro, explicou que os jogos foram divididos em seis atividades para que todos pudessem participar, pois devido ao trabalho diário, a atividade física fica comprometida.

“Os jogos têm o objetivo de promover a atividade física e adoção de estilo de vida saudável, partir de um incentivo de dinâmicas coletivas. Além disso, tem também a questão de trabalhar a liderança, a comunicação, o trabalho em equipe, em que eles vão poder, em conjunto, elaborar estratégias para vencer os desafios do cotidiano”, contou.

A gestora, Jamile de Freitas Pinheiro, da Escola Municipal Graziela Ribeiro, bairro Crespo, participou pela primeira vez dos jogos, e definiu como uma oportunidade muito boa de interagir com outros colegas.

“Vou levar para escola o trabalho de união, de comprometimento e de equipe. Isso dentro da escola é fundamental  para fluir e surtir efeito, porque precisamos interagir positivamente com a nossa equipe e saber administrar as adversidades. É um jogo de interação, não estamos competindo, mas em busca de trabalhar nosso lado emocional e o raciocínio lógico”, disse.

Já a gestora, Rejane Jaime Regis, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dr. Fernando Trigueiro, bairro Japiim 2, partiricipa desde a primeira edição dos jogos e confessou que sempre consegue absorver um novo aprendizado da ação.

“Na parte de gerenciamento, a união, o comprometimento um com outro, respeito ao próximo, enfim, esses jogos trazem tudo isso, para que posamos desenvolver um trabalho com êxito e muito significativo com as crianças e com nossos funcionários”, finalizou.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054