02/04/15 | 21:33
Gestores de escolas da DDZ Sul expõem demandas à secretária da Semed

Gestores da Divisão Distrital Zonal Sul (DDZ 1) tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e apresentar os problemas enfrentados nas escolas para secretária Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweicardt, em encontro mensal realizado pela divisão, na tarde desta quarta feira, 1º. A reunião aconteceu no auditório da Escola Municipal Sérgio Alfredo Pessoa Figueiredo, localizada no Bairro Presidente Vargas, zona sul.

A pauta da reunião foi intensa, maior segurança, melhoria na infraestrutura, pedido de análise de contratos de empresas terceirizadas, além de informações sobre o processo seletivo interno destinado à composição de Banco de Gestores Escolares para provimento, o Procert foram amplamente discutidos durante o encontro.

As demandas foram apresentadas por gestores, que falaram de desafios encontrados em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), Creches e de todos os outros segmentos e modalidades de ensino da Divisão Sul. Para a secretária Kátia Schweicardt, que ouviu todas as solicitações, o grande gargalo na divisão visitada é clareza e comunicação.

“Acho que a cada reunião estamos conseguindo compreender melhor a demandas que existem na secretaria. Aqui, por exemplo, percebi que há uma grande angustia em relação ao processo de certificação e o trabalho desenvolvido por algumas consultorias que prestam serviço à Semed. Esta análise é muito significativa porque, a partir dela, passo a entender que nesta divisão há um problema grave na comunicação e também que os gestores desta divisão, em especial, não estão sendo ouvindo como deveriam. Então, acredito que se puder ajudar, no sentido de aproximar boas iniciativas de gestão e a comunicação entre a Semed e as escolas, terei dado um grande passo nesta divisão”, explicou a secretaria.

De acordo com a chefe da DDZ1, Gernia Santos, a postura e o posicionamento da secretária demostrou que ela é solícita e que está disposta a implementar mudanças necessárias na rede.

“Esta reunião foi muito esperada por todos nós desta divisão. Estávamos ansiosos para falarmos os nossos anseios e darmos as boas-vindas à nova secretária. E ficamos felizes, porque ao final da reunião percebemos, por meio da fala dela, que fará o que estiver ao seu alcance para fazer os ajustes e as mudanças necessárias para melhorar o processo e para dar mais condições de trabalho aos gestores de nossas escolas”, disse.

Segundo o gestor da Escola Ana Mota Braga, Luiz Carlos, a reunião foi um momento importante para que os gestores pudessem esclarecer, debater e discutir assuntos pertinentes ao processo de gestão com a nova secretária.

“A reunião foi muita boa, saio daqui com a maior parte das minhas dúvidas sanadas e feliz com a postura da secretária, que veio pessoalmente ouvir os problemas e as dificuldades das escolas da DDZ Sul, mostrando que está querendo tomar conhecimento e providencias sobre as problemáticas existentes nas escolas de nossa divisão. Outra coisa que me chamou atenção foi saber que os gestores terão espaço para debater e discutir o processo de gestão durante toda a sua administração”.

Com esta reunião, a secretaria concluiu a visita a seis DDZs. Agora, falta apenas ir a DDZ Oeste e o próximo passo será ir às escolas da rede.

Texto: Emerson Felipe
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054