15/09/15 | 14:02
Gestores de departamentos da Semed participam de formação no Blue Tree

IMG_0036Com objetivo de preparar o participante a gerir com excelência as rotinas sob sua responsabilidade gerando os resultados almejados, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Instituto Aquila realizam a “Formação de gestores no método de gestão para resultados”. O evento acontece no auditório Açaí II do Hotel Blue Tree Premium, localizado no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

A formação conta com um total de 100 gestores dos mais diversos departamentos, chefias, divisões, entre outros setores da Semed, além das autarquias administrativas que trabalham e realizam atividades dentro da administração pública escolar do município.

Nesta terça-feira, aconteceu o primeiro dia de formação com a participação de 50 gestores, dentro do módulo I (planejamento). Na oportunidade, foi abordado conceitos fundamentais, ferramentas gerenciais, visão sistemática, modelos mentais e foco em resultados, além de diferenciais competitivos.

IMG_0033De acordo com o consultor de Gestão do Instituto Aquila, Matheus Machado Teixeira, palestrante do encontro, a formação está sendo baseada na metodologia Plan Do Check Actie (PDCA-Planejar, executar, verificar e agir).

“A ideia é trazer conceitos de gestão de resultados, sempre focando nos indicadores de cada área que eles atuam. É importante trabalhar sempre na melhoria desses indicadores, gerando melhoria nos processos administrativos e resultados educacionais. Obviamente, gerindo melhores os recursos, acaba sobrando para investir em outras escolas, melhorar a eficiência do processo ensino aprendizagem e sem demandar investimentos altos, já que hoje, os municípios cada vez mais terão um déficit na arrecadação, em função do repasse do governo federal”, explicou.

A chefe do Departamento de Administração e Finanças da Semed, Genner Lemos e Silva, disse que ficou satisfeita com o encontro e atenta as informações e orientações em prol da melhoria administrativa do serviço interna da secretaria.

IMG_0025“Podemos melhorar a parte de gestão, de como se proceder com os próprios colegas, fazer com que as coisas se realizem mesmo com uma boa administração e bom planejamento, enfim, buscando metas para atingirmos nosso objetivo. Essas informações vai melhorar muito o setor, porque a gente lida com muitos processos, muitas informações e vamos trabalhar de forma mais eficaz para alcançarmos nossos resultados dentro da Semed”, contou.

Outro gestor que ficou satisfeito com a formação foi o chefe da Divisão de Transporte da Semed, Almir Inácio. Ele disse que no atual momento de crise é preciso cada vez mais fazer um trabalho de conscientização e economia da máquina pública.

“Estamos aprendendo uma metodologia para minimizar custos e utilizar melhor o transporte escolar. O tempo para nós é precioso, porque temos que ter uma redução grande de custos. Com essa formação, vamos saber como trabalhar melhor essa redução. O tempo que tínhamos ocioso com o transporte de uma escola para outra gerou custos, mas hoje não temos mais esse tempo. As nossas rotas são otimizadas, inclusive, para outras escolas”, salientou.

Na próxima quinta-feira, 17, a formação terá continuidade com mais 50 gestores da Semed. No total, serão realizados três encontros. Ao final, os gestores vão utilizar a formação para fazer um projeto dentro da metodologia no local em que trabalham. Esse material será supervisionado pela equipe técnica do Instituto Aquila.

Texto: Paulo Rogério
Foto: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054