17/03/15 | 16:02
Gestores das DDZs Sul e Oeste abrem primeiro dia de Seminário de Boas Práticas

Mais de 150 gestores das Divisões Distritais Zonais  Sul (DDZ 1) e Oeste (DDZ 2) participaram, nesta segunda-feira, do 1° Seminário de Boas Práticas de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento segue até o próximo dia 19.

Na manhã de segunda-feira, 16, 70 diretores da DDZ1 participaram do encontro que aconteceu no auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado no bairro Nossa Senhora das Graças.

Como forma de mostrar as boas ações dentro do ambiente escolar, o evento teve a palestra da gerente da DDZ 1, Gernia Santos, com o tema “Foco na tarefa, foco no resultado” e das Escolas Municipais Nísia Floresta Brasileira Augusto, com tema “Reforço escolar”, Izabel Angarita com “Plano de curso” e Padre José de Anchieta com a palestra “Modificar dinâmica de pais e mestres”.

O secretário da Semed, Humberto Michiles, acompanhou de perto o seminário e destacou a importância dos gestores de socializar o que é feito de bom dentro das suas escolas.

“É uma iniciativa que tem por objetivo multiplicar as boas práticas em nossas escolas. Nós temos que reconhecer os resultados positivos que ocorrem em nossas unidades de ensino, onde é preciso estimularmos, reconhecermos e valorizarmos os educadores que se dedicam e tem comprometimento. É um momento que vai se massificar em outras escolas e divisões educacionais, para alcançarmos um grande impacto na melhoria da qualidade de nossa educação”.

Com tema “Foco na tarefa, foco no resultado”, a gerente da DDZ 1, Gernia Santos, ressaltou que todo trabalho precisa ser executado com muito cuidado e sempre buscando bons resultados.

“É muito satisfatório vivenciar esse processo, porque vem de encontro com nosso caminhar dentro das escolas. Meu tema é de suma importante em qualquer ambiente e organização. Eu levei a questão da eficiência com a eficácia, ou seja, essa relação dos dois, porque é fundamental no planejamento para conseguir um resultado positivo e final na gestão escolar”, completou.

A Escola Municipal Padre José de Anchieta, localizada na Betânia, conta com 182 alunos da educação especial, do 1º ao 5º ano, sala de recursos e do programa Se Liga, do Instituto Ayrton Senna. A unidade de ensino foi uma das unidades palestrantes do seminário.

“Nós fizemos a valorização e acolhimento da comunidade, ou seja, trazer a comunidade de volta para dentro da escola. O diferencial veio com a participação da família, no interesse maior dos responsáveis com a escola, onde conseguimos resgatar essa credibilidade, em que todos veem a escola como uma parceira”, finalizou a diretora, Meyrelane Baia.

O diretor Luiz Carlos Braga, da Escola Municipal Ana Mota Braga, bairro Petrópolis, considerou muito proveitoso o seminário, porque vai levar informações e experiências exitosas para escola sobre resultados positivos no ambiente escolar.

“Vou levar de positivo as técnicas identificadas para realizarmos em determinados momentos na escola de forma bem positiva. Nesse seminário nós podemos absorver as ideias e implementar em nossa escola. Acho importante debater, discutir e pensar na comunhão de ideias e prática em prol de bons resultados para as escolas”, disse.

A final do evento, os diretores receberam um certificado de participação do seminário.

DDZ Oeste aborda relevância do relacionamento interpessoal

Os mais de 80 gestores e assessores pedagógicos da DDZ Oeste, deram continuidade, na tarde desta segunda-feira, 16, ao primeiro Seminário de Boas Práticas dos Diretores da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento aconteceu no Stillu’s Festas e Convenções, bairro da Compensa, zona Oeste.

Chefe da DDZ Oeste, Regina Ortiz, abriu o seminário palestrando sobre ‘Relacionamento Interpessoal e Corporativismo na Escola’. Segundo Ortiz, o evento serve como uma troca de experiências muito positiva para todos os profissionais da divisão.

“Acho que toda troca de experiência é válida, principalmente quando sabemos que os resultados são positivos. Ter essa oportunidade de transmitir para os colegas de outras escolas como os gestores alcançaram suas metas e objetivos só vem a acrescentar o nosso trabalho. O seminário foi uma ótima ideia que deve se tornar frequente”, relatou.

Deram sequência ao seminário, que contou com a presença de 84 gestores das 86 escolas da divisão Oeste, a gestora Willene Monteiro Lobato, que falou sobre ‘Cumprimento do Currículo Mínimo’. Em seguida, foi a vez da gestora Márcia Barnabé, que palestrou sobre ‘Recuperação Escolar’.

O Seminário de Boas Práticas foi finalizado com o relato de experiência do gestor José Francisco que discorreu sobre o tema ‘Atratividade das Aulas’. O gestor da Escola Municipal Professora Dalvina Silva de Oliveira contou como os professores conseguiram tornar as aulas mais dinâmicas sem perder o foco no conteúdo pedagógico.

“Foi feito um levantamento e constatado que o índice de interesse dos alunos estava baixo, foi feito um plano de ação para que esse quadro mudasse e está dando certo. Tivemos um crescimento no número de alunos interessados depois que as aulas passaram a ser mais dinâmicas, todas as aulas são registradas pelos professores para poder avaliar o que deu e o que não deu certo. A atratividade não são eventos na escola, o atrativo que levamos está no próprio conteúdo, usando nosso material didático, os alunos ficam mais interessados”, contou.

Além dos três gestores palestrantes, o trabalho dos outros gestores da DDZ Oeste foi lembrado em banners expostos no evento, mostrando as práticas de boas ações nas escolas.

 

TEXTO: Paulo Rogério Veiga João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos e Rodemarques Abreu

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054