27/08/14 | 13:11
Gestores das DDZs 4 e 2 se reúnem com representantes da Semed

­­­­­­­­­­­­­­­­­­Gestores das escolas das Divisões Distritais Zonais (DDZs) 4 (Centro-Sul) e 2 (Oeste) estiveram reunidos, nesta terça-feira, 26, para debater assuntos pedagógicos e tirar dúvidas sobre questões administrativas e de infraestrutura das escolas. Na ocasião, os diretores comentaram as melhorias alcançadas após a implantação da Gestão Integrada da Escola Avançada (Gide-Avançada).

Durante a reunião da DDZ 4, realizada pela manhã, assuntos como a previsão de Hora de Trabalho Pedagógico (HTP) para professores de Educação Infantil e de 1º ao 5º ano, a oferta de língua estrangeira no currículo do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental e as orientações para as matrículas 2015 estiveram em pauta. Além disso, dúvidas sobre merenda escolar e serviços de infraestrutura foram esclarecidas.

Para o secretário municipal de educação, Humberto Michiles, os encontros são proveitosos, visto que é uma maneira de aproximação entre os diretores da escola e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Eu penso e constato que as reuniões têm sido cada vez mais proveitosas, na medida em que problemas rotineiros como reforma de escola e infraestrutura estão sendo superados. Hoje nós não temos muitos desses questionamentos nas reuniões, o que nos permite focar no verdadeiro sentido da escola, que é o processo de ensino-aprendizagem”.

Ele aproveitou, ainda, para informar aos servidores da DDZ sobre a promoção de cargo de uma servidora da unidade. “No dia de hoje eu quis mostrar que as escolhas da secretaria têm sido e costumam ser baseadas no mérito, na dedicação, comprometimento e capacidade das pessoas. Não podemos falar em qualidade da educação sem valorizar nossos servidores”, completou.

 

DDZ 2

Pela parte da tarde, os gestores da DDZ 2 (Oeste) também se reuniram para discutir propostas pedagógicas. Uma apresentação dos alunos do Centro de Artes Irmã Yolanda Setubal, que foi reaberto com o apoio da Semed após dez anos sem funcionamento, emocionou os participantes.

Gestor da Escola Municipal Irmã Serafina Cinque, José Francisco da Silva, comentou sobre as reuniões. “Com a descentralização da secretaria, na qual as reuniões têm representantes de cada setor, nós conseguimos fazer o diálogo mais de perto, tirar dúvidas e trocar experiências, onde cada um traz um pouco do que acontece em outras escolas”.

Gestora da Escola Municipal Senador Fábio Lucena, Nadir Gonçalves, contou que as reuniões têm sido cada vez mais aproveitadas pelos gestores. “Os encontros são muito importantes, porque se existe alguma dúvida, elas são tiradas aqui. Tem também a questão da praticidade. Se temos uma pauta, fica muito mais fácil expô-la aqui do que ficar se deslocando para a DDZ. Acho a reunião fundamental e a participação dos gestores é excelente. Tivemos muitas mudanças positivas e o que não foi executado ao longo do ano, nós continuamos aprimorando e tentando”.

Texto: Luana Carvalho