21/10/14 | 17:43
Gestores da Semed recebem orientações sobre avaliações Sadeam e ANA

Gestores da rede municipal de ensino participaram na tarde desta terça-feira, 21, de uma reunião para receber as orientações sobre os procedimentos de aplicação da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), que serão aplicadas em novembro pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) para alunos do 3º, 5º e 9º ano.  A reunião aconteceu no auditório da Semed, localizada no bairro Parque Dez, zona Centro-Sul.

A responsável por passar as orientações foi a pedagoga Jane Bete Nunes Rodrigues, da Seduc, que destacou como um dos principais objetivos das avaliações, a melhoria de aprendizagem da rede pública em geral, tanto estadual quanto municipal.

“Foram passados para os gestores os procedimentos de aplicação da ANA e do Sadeam, assim como quais os devolutivos, relatórios pedagógicos que irão receber a partir dos resultados do Sadeam, que deverão ser divulgados a partir de março de 2015. Com estes resultados as escolas vão conseguir diagnosticar quais as habilidades que os alunos dominam e as que não dominam, além de poder identificar qual intervenção pedagógica necessária para superar as dificuldades de aprendizagem. Esperamos com isso ter um avanço na melhoria de aprendizagem da rede pública do ensino como um todo, para que os alunos dominem as habilidades que eles têm o direito de aprender ao final de cada nível de ensino”, relatou.

As avaliações do Sadeam serão aplicadas do dia 10 a 14 de novembro. Já as provas da ANA serão aplicadas do dia 17 ao dia 28 de novembro, como informou a assessora pedagógica Vanessa Cardoso dos Santos, da equipe da Divisão de Avaliação de Monitoramento (DAM), da Semed. Ela destacou, ainda, que com essas avaliações os alunos vão se aperfeiçoando e consequentemente espera-se melhorar a média na próxima avaliação do índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“O objetivo dessas avaliações é o melhor desempenho com as crianças do 3º, 5º e 9º ano, que elas treinem e se dediquem a essas provas, pois assim, com o bom desempenho, o resultado do próximo Ideb acaba sendo consequência. A Seduc está coordenando todo esse processo, pois ela tem como objetivo melhorar o ensino da rede estadual de ensino, fazendo com que todos os municípios participem, assim a Semed também participa, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino da rede pública em geral”, informou

Gestora da Escola Municipal Padre Sebastião Luiz Puga Barbosa, Vera Núbia dos Santos, informou que acredita nas avaliações como forma para melhorar e preparar os alunos e a escola.

“Será avaliado o desempenho dos alunos, mas o da escola também, esperamos com isso ter uma melhoria na nossa educação e uma evolução nas práticas de avaliações externas. Os alunos estão se preparando para enfrentar uma prova de vestibular e saber como fazer. A Semed já faz essa preparação com a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), que é bimestral, e o Sadeam vem para avaliar ainda mais e esperamos que sejam tomadas as providencias para  melhorar o ensino e alcançar nossas metas”, destacou.

TEXTO: João Pedro Figueiredo

 

FOTOS: Cleomir Santos