02/08/19 | 15:06
Gestores da Semed participam de formação sobre gestão democrática

Gestores das unidades de ensino das Divisões Distritais Zonais (DDZ) Norte, Centro-sul, Sul e Leste 2, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram do 3º encontro formativo do Programa de Gestores Municipais (Progem) em 2019. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 02/8, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul de Manaus.

A formação é realizada por intermédio da Gerência de Formação Continuada (GFC), da DDPM, em articulação com o Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) e o Instituto Ayrton Senna (IAS). O tema do encontro foi ‘Gestão Participativa’, e teve como objetivo fortalecer a cultura de práticas de gestão participativa, sensibilizar quanto a importância da parceria na gestão escolar e o engajamento de toda comunidade escolar nas ações para melhoria das aprendizagens dos estudantes.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, apontou que o momento formativo é importante para os gestores para ajudá-los a refletir sobre sua prática a partir de novas visões. “É um momento que os gestores se encontram, compartilham saberes, ideias, saem fortalecidos porque eles começam a ler, discutir e apresentar boas práticas e colocar também suas dificuldades. Saem com a energia recarregada por conta dessa troca”, comentou.

A formação dos gestores faz parte da tríplice ação do Progem, que congrega além da formação e certificação, a organização de banco de reserva de novos gestores.

“Nós trazemos todos os gestores das escolas concentrados, divididos em dois dias e sempre trazemos uma temática importante para eles. Hoje falamos sobre gestão e liderança, que traz informação da sua prática e vamos propiciar um diálogo com ele sobre liderança”, apontou a gerente de formação continuada da Semed, Rosane Xavier de Freitas.

E uma das estratégias para tornar dinâmico o processo de formação é o rodízio entre os realizadores. Quem foi responsável pelo encontra desta sexta foi o Programa de Tutoria Educacional (PTE), da GFC. A coordenadora da PTE, Adriana Barbosa ressaltou a importância dos gestores terem acesso a este tipo de formação. “A formação continuada é sempre um fator importante para o desenvolvimento do sujeito. É uma oportunidade única de pensar e fortalecer as práticas e culturas gestoras com foco na participação e democracia no interior da escola”, pontuou.

Ela também apontou a importância de sensibilizar o gestor a trabalhar mais em conjunto. “O grande foco do encontro de hoje é sensibilizar os diretores quanto ao engajamento da comunidade escolar e os processos colaborativos que devem acontecer sempre com foco na aprendizagem dos estudantes”, declarou.

A gestora da Escola Municipal Sérgio Pessoa, Regeane Ramos Chaves, disse aprendeu muito com as formações e conseguiu dinamizar o trabalho na unidade.

“Com certeza o Progem é uma maneira inovadora de trabalhar com o gestor, precisamos desse apoio, sempre estando em formação, para que possamos desenvolver de forma muito profissional nosso fazer na escola”, finalizou.

O próximo encontro do Progem está marcado para o dia 10 de outubro, também na sede da DDPM.

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054