04/12/17 | 13:52
Gestores da rede municipal recebem formação para uso de ferramentas escolares do Google

Gestores das 492 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participam, a partir desta segunda-feira, 4/12, do 2º módulo de formação “Ferramentas Google para Gestores”, com tema “Identidade, desafios e inovações na Educação Pública”, que faz parte das atividades do Programa de Gestores Municipais (Progem). A formação, que acontece na Divisão Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e está sendo oferecida pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, vai até o dia 14/12.

As aulas terão continuidade nos dias 30 e 31 de janeiro de 2018 e serão, no total, 20 turmas, com 25 gestores cada e oito horas aula, em que serão ensinados a utilizar as ferramentas Google Keep, Classroom e agenda, além de compartilhar e sincronizar documento e planilhas, podendo aplicar tais conhecimentos no trabalho desenvolvido pelos profissionais na direção das unidades de ensino da rede municipal.

Uma das coordenadoras da formação, Suelen Maria Costa Pereira, destacou como a formação vai agregar a atividade profissional dos diretores. “Esse encontro é uma oportunidade que eles estão tendo de ter acesso, voltado para o plano de ação da escola. Os formadores do GTE vão mostrar como eles podem utilizar e potencializar essas ferramentas no fazer pedagógico na parte administrativa”, disse.

A formadora do GTE, Lana Cristina Fernandes Pinto, também explicou sobre o uso das ferramentas no trabalho diário na escola. “Nossa meta é qualificar o gestor para usar as ferramentas necessárias no fazer pedagógico e profissional. Eles vão utilizar as ferramentas, por exemplo, como fazer uma agenda de compromissos, compartilhar documentos e planilhas, entre outros”, comentou.

O Google Classroom é um sistema de gerenciamento de conteúdo para escolas, criado em 2014 e que tem o objetivo de simplificar a criação, distribuição e avaliação de trabalhos escolares, tanto por alunos, quanto por professores. Já o Google Keeps, é um serviço de anotações, que permite que o usuário utilize o aplicativo para a criação e acesso de notas (texto, áudio e vídeo) via celular ou via web, tornando a organização das atividades do dia a dia mais práticas e de fácil acesso.

A gestora Francilene Costa Neves, da Escola Municipal Santo Antônio, localizada na Rodovia AM 010, quilometro 47, no ramal Santo Antônio, Zona Rural, afirmou que, para ela, a formação vai ajudar consideravelmente o trabalho pedagógico com os 84 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental atendidos pela unidade.

“Com certeza aprender sobre o tema vai contribuir para nosso aprendizado e crescimento profissional. Teremos mais organização no nosso dia a dia de atividades”, citou.

Com um total de 860 alunos, do 1º ao 9º ano, a diretora Telma Malheiros de Mendonça, da Escola Municipal Aribaldina de Lima Brito, no bairro Jorge Teixeira 4ª etapa, zona Leste, também ressaltou a experiência.

“Hoje em dia é muito difícil não se usar a internet e temos que nos aprimorar sobre essas ferramentas Google, principalmente o e-mail institucional, já que, cada vez mais, o trabalho e comunicação da secretaria agora são feitos por meio dessas ferramentas”, frisou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga / Semed

Fotos: Cleomir Santos/ Lton Santos /Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054