Os 492 diretores das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciaram, na manhã desta segunda-feira, 18/9, o primeiro módulo de formação com o tema “Gestão de Pessoa e Liderança” do Programa de Gestores Municipais (Progem), que acontece na Universidade Paulista (Unip), localizada no bairro Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus, até o próximo dia 21.
Nesta segunda e terça-feira, a formação será para os gestores das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Norte, Centro-Sul, Leste 2 e Sul e nos dois últimos dias para os das DDZs Leste 1, Rural e Oeste.
Os gestores foram divididos por salas, onde foram apresentadas as propostas formativas do primeiro módulo e as orientações sobre como propiciar o aprimoramento e desenvolvimento de habilidades e competências pessoais, relacionais e liderança frente às competências da gestão para o século XXI.
A formação é realizada por intermédio da Gerência de Formação Continuada (GFC), da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), em articulação com o Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) e o Instituto Ayrton Senna (IAS). “Desde o ano passado, nós estamos realizando ações que acontecem por meio de diálogos, colhendo dos gestores as necessidades, para que seja realizada de forma concreta e eficaz uma administração de competência na educação, valorizando sempre o ser humano”, explicou a chefe da DDPM, Rita Esther de Luna.
A secretaria da Semed, Kátia Schweickardt, também participou da formação e falou da importância de incentivar os gestores a alcançar as metas de gestão para o século XXI, dividindo experiências em parceria com outros diretores e a equipe escolar. “Nós precisamos desenvolver constantemente o treinamento da escuta. Com o passar do tempo, o gestor acaba falando mais do que escutando e acaba acreditando que sabe de tudo e escutar as criticas e os outros modos de gestão se torna algo difícil. Assim, escutar o outro fortalece o ato de confiança”, pontuou a Kátia.
Os encontros formativos são uma forma dos gestores debaterem a importância das formações na construção de uma nova escola e efetivar a contribuição para melhoria dos resultados da gestão e o desempenho escolar dos alunos. Para o diretor da Escola Municipal Francisca Pereira de Araújo, bairro Parque das Nações, Antônio Genival, dividir experiências é uma forma de aprendizagem que se torna mais leve e prazerosa. “Esse é um encontro de pessoas com vários tipos de experiências e essa troca de ideias enriquece o nosso trabalho e torna o fardo um pouco mais leve, posso me apropriar da ação de um colega e implantar na escola na qual estou e quem ganha com o conhecimento são os professores e alunos, ninguém trabalha e nem chega ao sucesso sozinho”, afirmou o gestor.
Texto: Érica Marinho
Fotos: Lton Santos/ Semed
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054