18/09/17 | 17:10
Gestores da rede municipal de ensino participam do 1º módulo de formação do Progem

Os 492 diretores das unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciaram, na manhã desta segunda-feira, 18/9,  o primeiro módulo de formação com o tema “Gestão de Pessoa e Liderança”  do Programa de Gestores Municipais (Progem), que acontece na Universidade Paulista (Unip), localizada no bairro Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus, até o próximo dia 21.

Nesta segunda e terça-feira, a formação será para os gestores das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Norte, Centro-Sul, Leste 2 e Sul e nos dois últimos dias para os das DDZs Leste 1, Rural e Oeste.

Os gestores foram divididos por salas, onde foram apresentadas as propostas formativas do primeiro módulo e as orientações sobre como propiciar o aprimoramento e desenvolvimento de habilidades e competências pessoais, relacionais e liderança frente às competências da gestão para o século XXI.

A formação é realizada por intermédio da Gerência de Formação Continuada (GFC), da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), em articulação com o Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem) e o Instituto Ayrton Senna (IAS). “Desde o ano passado, nós estamos realizando ações que acontecem por meio de diálogos, colhendo dos gestores as necessidades, para que seja realizada de forma concreta e eficaz uma administração de competência na educação, valorizando sempre o ser humano”, explicou a chefe da DDPM, Rita Esther de Luna.

A secretaria da Semed, Kátia Schweickardt, também participou da formação e falou da importância de incentivar os gestores a alcançar as metas de gestão para o século XXI, dividindo experiências em parceria com outros diretores e a equipe escolar. “Nós precisamos desenvolver constantemente o treinamento da escuta. Com o passar do tempo, o gestor acaba falando mais do que escutando e acaba acreditando que sabe de tudo e escutar as criticas e os outros modos de gestão se torna algo difícil. Assim, escutar o outro fortalece o ato de confiança”, pontuou a Kátia.

Os encontros formativos são uma forma dos gestores debaterem a importância das formações na construção de uma nova escola e efetivar a contribuição para melhoria dos resultados da gestão e o desempenho escolar dos alunos. Para o diretor da Escola Municipal  Francisca Pereira de Araújo, bairro Parque das Nações, Antônio Genival,  dividir experiências é uma forma de aprendizagem que se torna mais leve e prazerosa. “Esse é um encontro de pessoas com vários tipos de experiências e essa troca de ideias enriquece o nosso trabalho e torna o fardo um pouco mais leve, posso me apropriar da ação de um colega e implantar na escola na qual estou e quem ganha com o conhecimento são os professores e alunos, ninguém trabalha e nem chega ao sucesso sozinho”, afirmou o gestor.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054