03/09/14 | 17:51
Gestores da DDZ Sul esclarecem dúvidas durante reunião mensal

Gestores da Divisão Distrital Zonal Sul (DDZ 5) aproveitaram a tarde desta quarta-feira, 3, para esclarecer dúvidas e buscar soluções para possíveis problemas das escolas durante a reunião mensal com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O encontro aconteceu no espaço  Les Artistes Café Teatro, Avenida 7 de Setembro, Centro.

As reuniões são parte do planejamento da Semed e é uma estratégia de aproximação com a escola, como destacou a subsecretaria de Gestão Educacional da Semed, Ana Facão.

“As reuniões servem como forma de aproximação da secretaria com a escola, temos também a oportunidade de exercer a pedagogia da escuta, de ouvir sugestão, alguns problemas que as escolas estão enfrentando. Creio que isso possibilita a nós, que estamos à frente da Semed, a desenvolver uma gestão participativa, sabendo a real situação das escolas e procurando estabelecer ações estratégicas para resolver a questão especifica. A conversa tem que ser aberta com os distritos, pois uma das finalidades da criação das DDZs é de aproximar a secretaria da escola”, relatou.

O gestor da Escola Municipal Anastácio Assunção, José Cláudio de Brito, destacou a importância da reunião.

“Os representantes da Semed estão presentes e podem ouvir nossas demandas, é um estreitamento de relação. Achei interessante o que foi trabalhado hoje sobre as empresas que prestam serviços nas escolas, entre elas a de serviços gerais, pois não podemos ser contra eles e nem eles contra a gente, temos que fortalecer a parceria para melhorar o trabalho da escola”, ressaltou.

Com experiência das outras reuniões mensais, a gestora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Eliakin Nascimento, Raquel Nascimento, informou que um dos pontos positivos é a solução rápida das demandas levantadas pelos gestores durante o encontro.

“Acho muito boa a iniciativa, os chefes da Semed vêm até a reunião e isso facilita muito para o gestor, que nem sempre tem possibilidade de ir à secretaria e a presença de representantes da Semed na reunião é importante. Comparado com as outras reuniões, posso  destacar a resposta rápida que tem sido dada por parte da secretaria. Já presenciei escolas levantando demandas em uma reunião e na outra, do mês seguinte, ele já ter uma resposta e até mesmo uma solução do setor responsável”, informou.

A reunião contou, ainda, com a palestra da especialista em gestão de pessoal Helen Castro, que explanou o tema ‘Motivação e Liderança’ com os gestores da DDZ Sul.

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos