20/03/15 | 13:40
Gestores da DDZ Rural encerram Seminário de Boas Práticas de Gestão

Os gestores da Divisão Distrital Zonal Rural (DDZ 7) participaram, nesta quinta-feira,19, do Seminário de Boas Práticas de Gestão, que aconteceu na Escola Municipal Maria Leide Amorim, no quilômetro 4, da BR 174. O seminário, que começou na última segunda-feira, 16, reuniu mais de 500 diretores escolares da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Durante esses quatro dias, os diretores de escolas municipais se reuniram e compartilharam ações pedagógicas que obtiveram êxito no ano letivo de 2014, nos quesitos: recuperação de notas; atratividades das aulas; e presença dos pais no ambiente escolar.

De acordo com a chefe do Departamento Geral dos Distritos (DGD), Lucymeire Braga, o Seminário serviu para valorizar os bons trabalhos realizados nas escolas e também para uma troca de experiência entre os gestores.

“Nós ouvimos dos nossos diretores que eles nunca tiveram uma atividade que valorizasse o trabalho deles nas escolas como esta. Estamos satisfeitos porque o que projetamos saiu melhor do que o esperado. Nós tivemos declarações de diretores que fazem atividades belíssimas apesar das dificuldades encontradas, e oferecem um excelente trabalho na nossa secretaria. Nós estamos felizes de termos promovido um evento que pudesse levar a troca de experiências entre os participantes. Como fruto desse trabalho será produzido um DVD que será distribuído nas escolas para que se divulguem os trabalhos apresentados”, disse.

Apresentações

As Escolas Municipais Zilda Iracema, Oscarina Falcão e Ester, todas da DiDZ 7, relataram com os gestores das demais unidades escolares da região, trabalhos de sucesso desenvolvidos no ano letivo de 2014.

O diretor Carlos Alberto dos Santos, da Oscarina Falcão, mostrou como utilizou o esporte para atrair a participação dos pais no dia a dia dos alunos.

“Nós diagnosticamos que os pais não frequentavam as reuniões de resultado dos alunos. Percebemos que a comunidade gosta de esporte e reunimos o professor de educação física com os pais e promovemos campeonatos de futebol, queimada e vôlei. Isso foi estreitando o vínculo entre a escola e os pais”, explicou lembrando a importância da presença dos pais na vida escolar das crianças.

“O pai do aluno ele pode até não saber ler e escrever, como é o caso de muitos na comunidade onde estamos, mas a responsabilidade de acompanhar e incentivar os filhos a estudar é deles. Esse cuidado eleva a autoestima da criança e o faz ter interesse em estudar”, concluiu.

 

Motivação

Para a chefe da DDZ Rural, Edilene Pinheiro, o Seminário de Boas Práticas da Gestão Escolar foi uma premiação para os professores e diretores que se esmeram em fazer um bom trabalho, mesmo diante das dificuldades operacionais das escolas da zona rural de Manaus.

“A gente precisa estar motivando o nosso diretor todos os dias para que nós possamos alcançar resultados positivos. Precisamos dessa prática diária nas nossas escolas, haja vista que temos muitas dificuldades, muitas especificidades. Então, precisamos motivá-los e dizer para eles o quanto são importantes. Nosso professor precisa estar motivado para estar nas zonas ribeirinhas, entrar nos ramais mais distantes e dar o seu melhor”, falou.

 

TEXTO: Thiago Botelho

FOTOS: Cleomir Santos

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054