24/09/14 | 17:44
Gestores da DDZ Leste 2 participam reunião mensal

Com destaque para a realização da 3ª Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), foi realizada nesta quarta-feira, 24, a reunião mensal da Divisão Distrital Zonal Leste 2 (DDZ 6). O encontro aconteceu no auditório da divisão, localizado no bairro Zumbi, Zona Leste.

De acordo com a chefe da DDZ Leste 2, Socorro Duarte, além de esclarecer dúvidas sobre a aplicação da ADE, foi lembrado na reunião momentos como a participação dos representantes das escolas, com melhores índices na avaliação, no Encontro de Educadores, realizado no Hotel Amazônia Golf Resort, no quilômetro 64, da rodovia AM-010, nos dias 19 e 20 deste mês. Na ocasião, os presentes receberam uma Menção Honrosa das mãos do prefeito Arthur Neto e do secretário municipal de educação, Humberto Michiles.

“Além das atividades normais, que é repassar os informes das atividades mensais da Semed, nós estamos trabalhando a ADE, divulgando os procedimentos e orientando para que possamos ter o melhor resultado. Aproveitamos também para lembrar e repassar para os outros gestores sobre a nossa participação no Encontro de Educadores, que foi muito bom, uma forma de reconhecimento para as escolas. Durante a reunião lembramos, também, da gestora Maria Luiza Conceição da Silva, que faleceu na última sexta-feira, 19”, informou.

Os informes sobre a aplicação da 3ª ADE nas escolas da rede municipal de ensino foram passados para os gestores pela chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, Núbia Pinto Breves. Ela chamou a atenção para os erros durante o preenchimento do cartão resposta.

“Passamos novas orientações, mudamos de empresa que faz a leitura dos cartões e análise dos resultados, agora nós chegamos mais perto do real de um concurso, com esse novo mecanismo. Orientamos, também, sobre as mudanças do mecanismo para eles possam passar para os professores, como forma de multiplicadores. O ponto mais importante da reunião foi repassar para os gestores a atenção no preenchimento do cartão resposta, pois o problema está no momento da transcrição, falta atenção e ocorre erro, acaba prejudicando a escola no modo geral. São orientações bimestrais sobre a ADE que são passadas para tentar melhorar a cada edição”, ressaltou.

A gestora Gisa Nascimento, da Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, destacou a importância da reunião para a organização das escolas.

“É um momento importante, de socializar experiências das nossas escolas e receber as informações para o andamento eficaz dos trabalhos, poder nos organizar com antecedência para atender as demandas da secretaria”, informou.

A Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) vai acontecer, segundo Núbia Breves, no dia 8/10 para as escolas do Rio Amazonas, dia 9/10 para as escolas da zona urbana e rodoviária e dia 10/10 para as unidades de ensino do baixo Rio Negro.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo