13/09/19 | 16:06
Gerentes Pedagógicos das DDZs da Semed trocam experiências em Painel Gerencial

Com o objetivo de apresentar, compartilhar as atividades e resultados alcançados no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio de monitoramentos das ações pedagógicas junto às escolas, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 13/9, o 1º Painel de Gerente Pedagógicos 2019, organizado pelos Departamentos Geral de Distritos (DEGD) e o de Gestão Educacional (Dege). O Painel aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, na Avenida Maceió, Parque 10, zona Centro-Sul de Manaus.

A Semed possui sete Divisões Distritais Zonais (DDZs), tendo cada uma delas um Gerente Pedagógico. As divisões gerenciam de forma mais próxima as unidades de ensino da rede pública municipal. O primeiro encontro visou sistematizar as atividades realizadas pelos assessores, que contribuem com a gestão dos processos pedagógicos das escolas.

A secretária de Educação, Kátia Schweickardt, fez questão de participar da ação e falou da importância desse momento que, segundo ela, é um legado que a Semed deixa de profissionais comprometidos e da melhoria da qualidade do ensino. “O que temos feito é fortalecer a nossa instituição por meio da execução da nossa missão de garantir uma aprendizagem de qualidade aos nossos mais de 240 mil alunos. Deixamos de ser uma secretaria  que cumpre algumas rotinas dispersas, para vermos o nosso trabalho todo funcionando como um conjunto de engrenagens que rodam juntas. Trabalhamos em equipe, não fazemos nada sozinhos. Foi espetacular, todos se viram projetados no trabalho um do outro. Momentos como esse são importantes, porque aprendemos uns com os outros, trocamos experiências, saberes”, relatou a titular da rede pública municipal de Manaus.

Para a diretora do Dege, Marcionília Bessa, o Painel é uma ferramenta que que garante o registro, intervenção e monitoramento das ações pedagógicas junto às escolas. “Esse painel mostra os indicadores das ações realizadas nas escolas, por meio do assessoramento pedagógico. Nós temos planos para alcançar as metas da Semed e os meios, esse é um deles, o assessoramento direto na escola com os professores, gestores e pedagogos, utilizando todos os tipos de recursos disponíveis que favoreçam a aprendizagem da criança”.

Os gerentes dividiram as apresentações por temas como: Avaliação, Ambientação (Educação Infantil), ações do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp), Material Didático, Cumprimento do Currículo Escolar, Biblioteca e Bloco Pedagógico. De acordo com o gerente da DDZ Sul, Anderson Rodrigues, a divisão trabalha na garantia da aprendizagem do aluno. “O nosso objetivo é garantir a aprendizagem das crianças e adolescentes e cumprir as orientações da Semed e, além disso, nós também estabelecemos algumas ações para que as escolas desenvolvam um trabalho mais de acordo com a sua realidade. Esse encontro é para mostrar de forma geral o trabalho que o assessor pedagógico desenvolve nas escolas”, explicou Anderson.

A Coordenação de Assessoramento Pedagógico (CAP), por meio do Sistema de Assessoramento Pedagógico (Sisape), orienta, acompanha e analisa as atividades de assessoramento pedagógico das DDZs junto as unidades de ensino com orientações, que contribuem para a melhoria do processo pedagógico.

 

Texto: Érica Marinho

Fotos: Gisa Prazeres/Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054