04/01/13 | 9:02
Gerente de matrícula da Semed reúne diretores e secretários de escolas municipais

“O melhor atendimento possível aos pais e responsáveis dos alunos na hora da matrícula”. Essa foi a orientação da Gerente de Matrícula da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Darlene Liberato, em reunião realizada nesta quinta-feira, 3, no auditório do órgão com os diretores e secretários das escolas municipais, localizadas nas zonas geográficas de Manaus.

“Nós fizemos esse encontro para fazermos o fechamento geral com os educadores em suas unidades educacionais, onde é uma reunião de trabalho em que todos tenham consciência do nosso primeiro compromisso do ano que é a matrícula. Orientamos que as filas nas escolas municipais que são postos de atendimento sejam evitadas e ninguém precisa ficar dormindo na ‘porta’ de qualquer escola, porque todos serão atendidos por um posto e isso pode ser feito pela internet”, explicou.

A Escola Municipal Villa Lobos, bairro de São Francisco, Zona Sul da cidade, é um dos postos de atendimento da matrícula. Segundo o secretário da escola, Raul Batista, ele orienta como os pais e responsáveis devem proceder na hora da matrícula.

“Todos devem ter calma e qualquer dúvida terá alguém na escola para orientar, independente do ensino ou do grau do aluno que vai estudar. É importante que a pessoa esteja munida dos documentos da criança e do responsável (certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração ou transferência da escola anterior). Não precisa ‘madrugar’ na escola e qualquer horário que o responsável chegar será atendido, assim como, pretendemos até atender no período noturno, mas tudo dependerá da demanda”, concluiu.

Segundo a gestora da Escola Municipal Dom Jacson Damasceno Rodrigues, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital,  Cléia Maria Ribeiro, o encontro serviu para sanar dúvidas quanto à matricula do ano letivo de 2013.

“Dentre as orientações que ouvi e aprendi a mais interessante é que os pais devem ter ciência quanto às datas estabelecidas para a efetivação de matrícula ou rematrícula dos seus filhos. Esses tipos de reuniões são importantes para termos uma melhor compreensão e informarmos os pais da forma mais correta possível” , explicou.

Na oportunidade, a gestora salientou a dinâmica de trabalho realizada para o período da matrícula. “Para que o atendimento se tornasse mais ágil deslocamos um funcionário do turno noturno para o diurno e, também, pedimos que os funcionários da secretaria se empenhassem ainda mais em suas funções. Tudo isso é para que os pais e seus filhos tenham o melhor atendimento possível”, destacou.