05/02/14 | 12:21
Gerência Indígena da Semed realiza jornada pedagógica

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou a jornada pedagógica indígena. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, 3, e terça-feira, 4, na da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e foi coordenado pela Gerencia Indígena da Semed.

O evento foi destinado a 26 professores indígenas que atuam na zona urbana e rural da capital. Os enfoques do evento foram as oficinas de projetos pedagógicos e de planos de aula.

No decorrer da ação também foi mencionado sobre a liberação de verbas para construção de escolas, como será construído o diário de classe, o questionário sócio linguístico e a matriz curricular para educação indígena de 2014.

Além disso, foi comentado como a secretaria está se articulando para regulamentar os espaços culturais (lugar onde é oferecido educação indígena), a oferta de cursos de licenciatura indígena ministrado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em espaços oferecidos pela Semed.

Segundo a Gerente da Educação Indígena da Semed, Meire Lane, enfatizou, o encontro, sobretudo, foi importante para marcar o início do ano letivo para educadores indígenas.  “O objetivo desta jornada foi propor um momento de interação, visto que havia educadores de diferentes etnias e realidades e, também, como um meio de darmos as boas vindas, orientarmos, compartilharmos conhecimentos e repassarmos informações pertinentes”.

Educação indígena

Hoje, existem 15 espaços culturais e quatro escolas municipais situadas nas zonas rodoviária e ribeirinha da capital que oferecem, sendo que os espaços oferecem apenas educação indígena, ou seja, ensinam a cultura, língua e costumes de sua respectiva etnia e as escolas municipais oferecem tanto o ensino indígena quanto o ensino regular.

Texto: Emerson Felipe

Assessoria de Comunicação da Semed

Gisa Prazeres – 8842-1188 / 3632-2054