27/05/15 | 8:42
Gerência de Creches da Semed promove formação com profissionais da Creche Municipal Virginia Marília

Os profissionais da Creche Municipal Virgínia Marília Melo de Araújo, localizada na Comunidade Cidade do Leste, Bairro Gilberto Mestrinho, participaram, na tarde desta terça-feira,26, de formação com representantes da Gerência de Creches da Secretaria Municipal de Educação (Semed).  O tema abordado durante a  formação foi “Brincadeiras e Interações de Criança”. Cerca de 25 pessoas participaram do encontro.

Durante a formação foi repassado aos profissionais da unidade como estimular o aprendizado da criança por meio de brincadeiras lúdicas e pedagógicas, formas de socialização entre os alunos e técnicas para reutilizar materiais reaproveitáveis, como papelão e pet descartável para confecção de brinquedos lúdicos e de cunho pedagógico.

A formação faz parte do projeto Mediação Pedagógica, desenvolvido pela Gerência de Creches da Semed. A chefe do setor, Wissilene Brandão, explicou como a formação começou a ser desenvolvida.

 “As formações surgiram a partir de uma necessidade das próprias creches. A intenção é apresentar mecanismospedagógicos que auxiliem na prática da docência com as crianças. As formações acontecem bimestralmente em cada creche e tem a finalidade de oferecer a oportunidade para que os profissionais revejam as suas práticas pedagógicas e seus métodos de ensino”, explicou.  

Na Creche Municipal Virgínia Marília Mello, a formação está acontecendo pela segunda este ano. A primeira aconteceu em março. A temática abordada foi como utilizar ambientes de creche para fazer atividades pedagógicas. Segundo a gestora da unidade, Ériza Passos, os encontros são relevantes para o crescimento dos profissionais e para o aprendizado dos alunos.

 “Estas formações ajudam o educador ou qualquer profissional, que esteja lindando com os alunos de creche, a saber lidar com as técnicas educativas. Elas trazem abordagem mais específicas e voltadas para as realidades das creches. Servem para trocar experiências e encontrar técnicas de trabalho, novos caminhos e meios de didática”, destacou a gestora.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054