20/07/18 | 14:57
Fundação Itaú Social apresenta relatório sobre trabalhos de assessores pedagógicos da Semed

O resultado da pesquisa com assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizada pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), que atua conjuntamente com a Fundação Itaú Social, parceira da Semed, na formação desses profissionais, foi apresentado na manhã desta sexta-feira, 20/7, à secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, à subsecretária de Gestão Educacional (SSGE), Euzeni Trajano, diretoras e chefes da SSGE.

Um dos resultados verificados foi que a secretaria tem feito com regularidade um acompanhamento pedagógico e de gestão em todas as escolas, o que permite mais proximidade entre a sede do órgão e as unidades de ensino. O trabalho de assessoramento dos profissionais pretende criar estratégias para que esse profissional contribua para o fazer das escolas.

A subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, explicou como funciona a tutoria aos assessores.  “O assessoramento tem sido um dos nossos focos. A partir do resultado dessa pesquisa, vamos sentar e analisar as possibilidades de um trabalho mais formativo e qualitativo para os assessores, a fim de que, no momento da intervenção, possam contribuir mais na atuação do professor e aprendizagem dos alunos”.

A pesquisa foi realizada com base nas atividades que já tinham sido realizadas com os assessores e também com base em conversas e entrevistas com os chefes e gerentes de DDZs. A chefe da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Rita Luna, explicou como o grupo chegou aos resultados.

“Através desse levantamento, houve o cruzamento dos dados para que pudéssemos mapear o que a Semed enxerga do papel do assessor e como esse profissional se enxerga. Baseadas nessas informações estão mapeando a realidade do que é o assessoramento na rede, para que o processo formativo venha ao encontro disso”.

Roselene Souza, membro da coordenação executiva do Cieds, cita que foi importante acompanhar diretamente o trabalho que é realizado nas escolas. “Para a realização de estudo sobre os assessores pedagógicos, fizemos algumas estratégias, como o trabalho desenvolvido em sete escolas”.

A parceria entre Semed e Fundação Itaú já rende bons frutos desde 2015, quando iniciou com o programa de tutoria a professores e pedagogos em estágio probatório. Desde então, as conversas têm avançado no sentido de ampliar essa formação, como afirma a representante da fundação, Sônia Dias.

“Nosso foco da formação é poder qualificar principalmente as equipes que trabalham com os professores, ou com as equipes gestoras no trabalho, com competências e habilidades para melhoria do aprendizado das crianças”.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos

 

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