21/06/12 | 12:34
Fórum dos Conselhos Escolares das Escolas Municipais

A melhoria da qualidade do ensino e a prática democrática na gestão nas unidades escolares são os principais resultados alcançados com a consolidação dos Conselhos Escolares. Neste mês de junho, todas as Divisões Regionais de Educação (DRE´s) estão se reunindo para discutir as bases para os conselhos no II Seminário de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.

As atividades estão sendo coordenadas pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar juntamente com as DRE´s da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

De acordo com a gerente da Divisão de Apoio à Gestão Escolar, Jussara Tavares, o público alvo do seminário são os conselheiros e gestores das escolas.

“Nosso objetivo é falar do papel do conselheiro dentro da unidade escolar para que seja atuante, não apenas no papel, mas na prática na área pedagógica, financeira e administrativa. A cada biênio é realizada uma eleição para os conselhos por meio da representatividade dos alunos, administrativos, professores e comunitários. Com os conselhos a gestão torna-se mais participativa e surge um novo comportamento voltado mais para o coletivo”,afirmou a gerente.

Segundo o Coordenador da DRE I, Anderson Clay, 65 escolas e CMEI´s possuem conselhos escolares estruturados.

“Nós estamos fazendo um trabalho de base nas escolas. Com a implantação dos Conselhos Escolares foi ampliado os aspectos administrativo, financeiro e pedagógico visando o rendimento dos alunos. O Fórum é o momento de fortalecer as ações dos conselhos e promover a troca de experiências entre as escolas”,destacou o coordenador.

Para a gestora da Escola Municipal Vicente de Paula (Japiim), Maria Santana da Silva, os conselhos escolares ajudam a diminuir a evasão e melhoram o rendimento dos alunos.

“A Escola Vicente de Paula foi a primeira escola da DRE I a migrar para o Conselho Escolar. O ponto forte é que todos participam e ajudam a escola, além de tornar a unidade escolar um espaço democrático. O grupo se encontra dentro da escola e participa das atividades desenvolvidas por alunos e professores. Com os recursos recebidos temos conseguido equipar e dar um suporte melhor aos nossos alunos e educadores visando a melhoria no rendimento escolar e nos espaços para a escola tornar-se prazerosa para todos os alunos”, afirmou a gestora.

“Na palestra vamos falar sobre os conselhos escolares, como é formado, as funções e atribuições dos conselheiros por cada segmento. Queremos esclarecer o que é o conselho escolar e como ele pode articular-se para fortalecer a sua atuação no conselho escolar, conhecer os mecanismos e atuar dentro da unidade escolar para melhorar o processo de ensino-aprendizagem”, ressaltou o assessor da DRE V e membro do Grupo de Articulação e Fortalecimentos dos Conselhos Escolares (GAFCE), Washington Rocha.

Saiba o que é o Conselho Escolar:

É um organismo colegiado composto pela representação de estudantes, pais , professores, funcionários e comunidade local, visando a melhoria da qualidade do ensino e a prática democrática na gestão pedagógica, administrativa e financeira, tendo o diretor escolar como membro nato, com responsabilidade compartilhada de gestão da escola. A maioria dos conselhos tem como representantes os segmentos da unidade escolar: pais, alunos, professores, direção, demais funcionários e representantes da comunidade.