08/04/15 | 14:54
Fórum apresenta documento base do PME a gestores escolares

Gestores da rede municipal de educação começaram, nesta quarta-feira, 8, a receber orientações de como participar da consulta pública do documento base para a criação do primeiro Plano Municipal de Educação. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e reuniu gestores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) 1, 2, 3 e 6. Diretores das DDZs 4 e 5 divisões se reunirão, nesta quinta-feira, 9, e da DDZ Rural, na próxima segunda-feira, 13.

O encontro foi promovido por representantes do Fórum Municipal de Educação (FME) que informaram para os gestores as características, estrutura e o passo a passo para a criação do PME. Os gestores têm o papel de levar para a comunidade escolar a importância da participação de todos na elaboração de propostas e sugestões sobre o documento base para o PME, que estará disponível a partir do dia 13 no site da Semed, https://semed.manaus.am.gov.br/.

Coordenador do FME, Rosélio Sousa, destacou a participação dos gestores e contou que foi repassado para eles todo o processo até chegar ao documento base que foi apresentado à Semed.

“Fizemos um breve histórico de como foi constituído o Plano Nacional de Educação (PNE), suas características e depois nós voltamos para o Plano Municipal de Educação, no que diz respeito ao documento base entregue ao FME. Pontuamos o passo a passo da trajetória de criação até a aprovação. Além dos 42 segmentos que compõem o Fórum, nós vamos ouvir as unidades básicas de ensino, representadas pelos gestores, pedagogos, professores, alunos e os pais, que podem e devem participar desta etapa de elaboração”, informou.

Gestor da Escola Municipal Villa Lobos, Romualdo Rossetti Segadilha, ressaltou a importância de ouvir a sociedade.

“É uma ideia excelente, porque é a comunidade externando seu pensamento para as diretrizes das políticas públicas e esse é o objetivo, que o poder público ouça as suas bases, pois assim sairá um documento que espelha a nossa realidade e atenda nossas demandas. Devemos participar com sugestões e propostas que serão analisadas pela comissão”, relatou.

Os gestores das escolas terão a importante missão de comunicar sobre o Plano Municipal de Educação para a comunidade escolar e informar sobre a importância da participação de todos, como destacou a gestora Arthemildes da Costa e Silva, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Violeta Branca Menescal de Oliveira.

“A participação da comunidade sempre é importante e até imprescindível para que se consolide realmente a gestão democrática prevista em lei. Esta ação tem que ser vista com bons olhos e tem que ser feito um trabalho de incentivo a nossa comunidade, que não está acostumada a participar de debates como estes. Este será o papel de nós gestores, de veicular, de fomentar essa participação de todos da comunidade, inclusive dos nossos alunos”, informou.

O documento base do Plano Municipal de Educação vai está disponível para consulta pública a partir do dia 13 deste mês no site da Semed.

Texto: João Pedro Figueiredo
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054