13/12/10 | 10:59
Formatura de alunos do Cemeja

O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (Cemeja) Professor Samuel Isaac Benchimol realizou na última sexta-feira (10) a formatura de trezentos e cinqüenta alunos do segundo segmento da EJA, no Auditório Ana Cristina Guimarães.

A entrega simbólica dos certificados é o resultado de um ano e seis meses de muito esforço e dedicação dos alunos da EJA e dos educadores do Cemeja. O objetivo do evento foi de solenizar a colação de grau da 2ª turma de formandos do 2º segmento da EJA de 2010.

O secretário municipal de Educação, Dr. Mauro Lippi, fez questão de comparecer ao evento de diplomação e ressaltou a formatura como um momento de superação e a oportunidade dos jovens e adultos em ter concluído o ensino fundamental. “Aqui são pessoas que não puderam terminar por problemas financeiros, familiares ou de qualquer natureza, mas que tem a chance de hoje se formar e a partir desta etapa todas as oportunidades no futuro de uma formação educacional mais avançada em uma Universidade”, completou.

Emerson da Silva dos Santos, 17, foi um dos alunos da EJA que concluiu o curso. Trabalhando na área de informática e mesmo com as dificuldades em conciliar o trabalho com estudo, o estudante ficou dois anos sem estudar e citou de seu orgulho em ter concluído uma etapa na sua vida escolar. “Vou agora só estudar daqui pra frente. Depois vou fazer uma faculdade na área de biologia e digo pra todos em continuar seus estudos, porque a vida não para e o melhor de tudo é ser alguém pelo conhecimento adquirido na escola”, frisou.

Devido ao seu trabalho em ajudar sua família, Maria de Nazaré Barbosa, 54, ficou trinta anos sem estudar, mas no final do curso da EJA, a aluna ficou emocionada pelo esforço que fez em mais de um ano, cujo pensamento agora é um curso superior. “A coisa que eu mais queria na vida era terminar meus estudos. Hoje é um dia feliz na minha vida e pretendo continuar e fazer mais tarde uma faculdade”, explicou.

Reportagem: Paulo Rogério