24/02/14 | 16:49
Formadores da Semed participam de palestra com educador da Unicamp

Cerca de oitenta formadores da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram na manhã desta segunda-feira (24), da palestra “Formação continuada: perspectivas atuais e interdisciplinariedade”, com Professor e Dr. da faculdade de educação da Unicamp, César Nunes, no Auditório da Prefeitura de Manaus, localizada no bairro da Compensa, zona Oeste da cidade.

Além dos educadores da DDPM, participaram também os gestores, assessores das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) e da Secretaria. O objetivo da palestra é aprofundar a discussão sobre o projeto de formação continuada da Semed, bem como as mudanças aceleradas da sociedade moderna.

Presente na palestra, o Secretário da Semed, Humberto Michiles, disse que a preocupação do poder público é com a melhoria do processo de ensino aprendizagem do município, seja com os alunos em sala de aula, seja com os educadores na sua qualificação.

 “O evento de hoje (segunda-feira) mostra a preocupação do prefeito Artur Neto no fortalecimento da educação em elevar os índices do IDEB. Ele confiou a mim essa missão na frente da Secretaria. O prefeito pensa no futuro das nossas gerações, porque temos que cuidar do futuro de nossas crianças, em que o processo pedagógico é visto como fundamental dentro da educação”, comentou.

Com tema “Formação continuada: perspectivas atuais e interdisciplinariedade”, César Nunes, professor titular da Faculdade de Educação da UNICAMP, com 26 livros publicados sobre Ética, Filosofia, Educação e Sexualidade, além de dezenas de artigos científicos em revistas especializadas, foi o palestrante e levou um pouco de sua experiência aos educadores.

“A escola brasileira, ela tem uma matriz histórica muito conservadora. É uma escola, que quase sempre excluiu, tirou, reprovava muito, onde os alunos tinham quase sempre medo da escola por ser um espaço de cobrança. Nós perdemos tudo isso, com a crise da família, da sociedade, enfim, nós precisamos agora reorganizar a escola e o professor seja alguém, que provoque na criança a admiração. Vou passar, que nós professores precisamos assumir um novo modelo de gestão, de docência, para que a escola possa ter em nós educadores um modelo, um paradigma, em que a escola seja um lugar de humanização”, disse e ainda afirmou, que durante o ano letivo os professores precisam trabalhar novas habilidades para conseguirem os objetivos em sala de aula.

Uma das formadoras da oficina de formação de serviços (OFS) e há dez anos trabalhando no DDPM, Euzeni Araújo, considera importante a vinda do palestrante, pela sua experiência na área de educação no país.

“É sempre bom termos trocas de experiências com outras instituições e já tivemos durante toda essa jornada pedagógica, com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Universidade do Estado do Amazonas (EUA) e agora tivemos a possibilidade de discutir mais um tema referente a formação continuada. Essas trocas são sempre fundamentais, para que nós estejamos atualizados e com intuito de desenvolver um trabalho a contento mais atual na formação dos educadores”, disse.

Os formadores da Secretaria trabalharão ao longo do ano letivo, na formação dos polos, oficina de formação de serviços (OFS) e na formação de tecnologias educacionais.

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação da Semed

Gisa Prazeres – 8842-1188 / 3632-2054