15/07/15 | 8:41
Formadoras da rede municipal participam de Congresso Nacional de Alfabetização

Formadoras da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão participando do 2º Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbailf). O evento acontece na Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), em Recife, e encerra nesta terça-feira, 14, reunindo pesquisadores, educadores e acadêmicos de todo o país na discussão de métodos pedagógicos, além dos avanços alcançados no estudo da alfabetização nacionalmente.

Durante o evento, são trabalhados seis eixos temáticos: políticas públicas; história da educação; diversidade e inclusão; formação profissional; infância e educação de jovens e adultos. Além disso, o congresso promove a divulgação de pesquisas e práticas educacionais de diferentes atores envolvidos com a alfabetização no Brasil e na promoção de ações políticas e pedagógicas, visando à produção de conhecimento e de soluções para a inclusão dos cidadãos no universo da cultura escrita.

A participação da Semed é marcada pela apresentação do artigo intitulado “Programa de Formação Continuada Tapiri: Formação de Professores Alfabetizadores da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/Amazonas”, de autoria das professoras e formadoras da Semed Jediã Ferreira Lima e Adriana Teixeira Gomes.

O trabalho científico pretende analisar pesquisas e ações referentes à alfabetização e formação continuada para professores alfabetizadores de 1º ao 3º ano da rede municipal de ensino.

“O trabalho científico tem a finalidade de averiguar as abordagens teóricas e práticas dos professores alfabetizadores do Programa de Formação Continuada Tapiri e analisar se as ações da formação continuada têm contribuído efetivamente para a construção e reconstrução da prática pedagógica, desenvolvida no contexto educativo em que estão inseridos, a partir das reflexões acerca das abordagens construtivistas e sociointeracionistas vivenciadas durante as formações da DDPM”, explicou Jediã Lima.

A formadora disse que o Congresso vai contribuir ainda para outras ações voltadas à alfabetização na Semed. “O evento contribui para a avaliação das intensas e extensas discussões sobre alfabetização e visa incentivar a proposição de novas temáticas de pesquisa e de novas possibilidades de ação direcionadas à alfabetização e formação continuada para professores alfabetizadores da rede municipal de ensino. Por isso, acredito que ele é de extrema importância para as ações que desenvolvermos em torno da temática”, descreveu a formadora.

Com a exposição, o artigo ganhará destaque em três lugares distintos. O primeiro será noe-book (livro digital) que dará o valor científico à pesquisa que ainda está em andamento, em um caderno de resumos de todos os trabalhos apresentados no congresso no endereço eletrônico do Centro de Estudos de Educação e Linguística da Universidade de Pernambuco.

Texto: Emerson Felipe

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054