31/07/12 | 13:26
Formações do Projeto Trilhas

Em parceria entre Ministério da Educação (MEC), Natura e Semed, projeto visa incentivar a leitura aos alunos em fase de alfabetização. Em Manaus, 180 escolas serão beneficiadas

Com o objetivo de garantir um ensino de qualidade para os mais de 20 mil alunos das escolas do município em fase de alfabetização, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a empresa de cosméticos Natura está implementado em 180 escolas municipais o Projeto Trilhas. As unidades de ensino receberão kits com jogos didáticos e livros de leitura infantil.

Na manhã de hoje (30), na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), os pedagogos das escolas comtempladas participaram de um encontro onde puderam conhecer melhor o Projeto e os materiais que compõem o kits.

Segundo a Chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Semed, Marcinilia Bessa, o Projeto Trilhas vai somar com os projetos já desenvolvidos pela Semed voltados para a leitura. Ela destaca que a formação é importante para potencializar as ações do projeto.

“É importante que todos os educadores entendam seu papel na execução desse projeto para que os alunos possam usufruir da melhor maneira possível”, disse.

De acordo com a Coordenadora Estadual do Projeto Trilhas, Rosilene Marinho, 46 municípios amazonenses já desenvolvem fazem uso da metodologia. Ela explica que a ideia é trabalhar na base, que são os alunos do ensino fundamental.

“A leitura ajuda os alunos em todas as disciplinas. O Projeto tem o objetivo de incentivar a leitura por parte das crianças e formar no futuro, leitores assíduos”, falou.

O Projeto

Lançado em 2009, o Projeto Trilhas é a principal ação do Instituto Natura. Nos dois primeiros anos de existência, atuou em 310 escolas públicas enviando os kits pedagógicos.

Em 2011, o Projeto Trilhas ganhou notoriedade ao ser reconhecido pelo MEC como uma metodologia educacional eficaz. Neste ano, ampliou sua área de atuação e está sendo implantado em duas mil cidades brasileiras, atingindo aproximadamente 170 mil escolas, 140 mil professores e mais de 3 milhões de alunos.