31/08/16 | 17:14
Formações capacitam 804 servidores da educação no combate às queimadas

20160831_093229

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) apresentaram na manhã desta quarta-feira, 31, um balanço do trabalho de formação de agentes multiplicadores na campanha de combate às queimadas 2016. Por meio das OCAs do Conhecimento Ambiental, foram realizadas, nos meses de julho e agosto ações de capacitação e formação de 804 agentes multiplicadores, entre gestores, professores, pedagogos e alunos das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed. A apresentação dos resultados foi feita no auditório da Escola Municipal Leonor Uchoa de Amorim, pertencente à DDZ Leste I, no bairro São José.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, ressaltou a importância da parceria com a Semed no combate às queimadas. “Temos um número bastante significativo de multiplicadores, principalmente levando-se em conta o papel de cada um dos profissionais da Educação no município tem no processo de formação dos alunos e na relação da escola com a comunidade onde estão inseridos”, afirmou. Segundo o secretário, a estratégia de formação de multiplicadores junto às secretarias que lidam diretamente com o público foi um dos caminhos escolhidos pela Semmas para intensificar o combate às queimadas neste ano de 2016.

“Desde julho, estamos atuando em diversas frentes no combate às queimadas, entre as quais a da sensibilização nas escolas, OCAs do Conhecimento Ambiental e centros municipais de educação infantil, em todas as DDZs da cidade, fazendo palestras, exposições, exibição de vídeos, distribuição de material informativo e caminhadas de sensibilização junto às comunidades”, afirmou o secretário Itamar Mar. Na oportunidade, foi realizada a entrega de material informativo acerca dos malefícios causados pelas queimadas para serem distribuídos nas escolas da DDZ Leste I.

A subsecretária municipal de Educação, Euzeni Trajano, destacou o grande desafio que representa a mudança de comportamento das pessoas em relação à queima de resíduos. “Queremos agradecer a presença, o apoio e a parceria estabelecida com a Semmas no sentido de proporcionar a transversalização das ações de educação ambiental e fortalecer o nosso trabalho, porque nós acreditamos no que fazemos e vamos continuar as ações quer estejamos nas salas de aula, quer estejamos trabalhando junto às comunidades por meio das OCAs do Conhecimento Ambiental”, afirmou a subsecretária Euzeni Trajano.

O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Semmas, Raimundo Araújo, lembrou que os professores, gestores e assessores que passaram pelas formações serão os multiplicadores da campanha de combate às queimadas e já estão colocam em ação essas estratégias nas suas escolas. A diretora da DDZ Leste I, Renata Cristina Seabra de Moraes, lembrou que as escolas municipais atendem hoje a mais de 250 mil alunos, o que significa dizer que sensibilizando todo esse universo estaremos chegando a 250 mil famílias.

Foram realizadas ações nas DDZs Norte, Leste II, Rural, Leste I e nas OCAs Norte, Leste, Puraquequara e do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

 

Texto: Júlio Pedrosa/ Semmas

Fotos: Divulgação / Semmas