04/04/18 | 15:08
Educadores recebem formação para uso de maleta do programa Profuturo

Professores e pedagogos do programa Profuturo Aula Digital estão participando De uma formação para a utilização do  Kit Tecnológico de uso da Maleta Digital, no trabalho com alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental do Bloco Pedagógico, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). A formação vai até esta sexta-feira, 06/4, nas unidades que fazem parte do projeto desde 2017.

Após passarem por formações teóricas durante todo o ano passado, agora os educadores das 140 escolas que já receberam a maleta tecnológica. De acordo com a Gerente de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, Aldemira Camara, as formações serão oferecidas pela Fundação Vitória Amazônica e da própria gerência.

“Os professores, neste momento, estão colocando em pratica tudo aquilo que aprenderam na formação dos conceitos tecnológicos, necessários para formação de um aluno do século 21”, explicou.

A maleta tecnológica vem instalada a plataforma Weclass, ou seja, ambiente virtual de aprendizagem, com uma série de conteúdos pedagógicos digitais, além de um computador (notebooks), 34 tablets, mini projetor, um roteador, uma tela de projeção e os componentes para carga dos equipamentos.

O projeto Aula Digital é uma iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, em parceria com a Semed, que visa facilitar o acesso à educação de qualidade para crianças em risco de vulnerabilidade social.

DDZ Sul

Com a participação de 20 unidades de ensino e cerca de cem educadores, entre professores e pedagogos, a Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul realizou sua formação, na Escola Municipal Sérgio Pessoa, bairro Presidente Vargas.

Segundo a assessora de tecnologia da Divisão, Euzinai da Rocha Monteiro, os educadores tem a chance de conhecer e aprender mais sobre a maneira correta de utilizar a maleta em prol do ensino aprendizagem.

“Vamos poder criar novas aulas, os alunos poderão interagir com os equipamentos. Com certeza, isso vai despertar nos alunos o interesse maior pelas aulas, saindo um pouco do tradicional, além de ficar mais fácil de lidar com esses recursos quando se tem conhecimento sobre eles”, explicou.

A professora do Bloco Pedagógico, Marlene Pereira de Pinho, da Escola Municipal José Wandemberg, no bairro Japiim, zona Sul, fez questão de ressaltar a importância do encontro para conhecer como funciona a utilização da maleta.

“A nossa expectativa com esse material é inovar nas escolas com os alunos e as novas tecnologias. A maleta em si é muito boa, tem todos os equipamentos e vai facilitar para nós levarmos aos alunos, aulas mais interativas”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054