25/02/19 | 16:40
Formação do Programa de Gestão da Alfabetização iniciou nesta segunda-feira

A Formação do Programa de Gestão da Alfabetização (PGA), que é desenvolvido pela Prefeitura de Manaus, em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS), iniciou nesta segunda-feira, 25/2, e vai até sexta-feira, 1º/3, na Unidade Paulista (UNIP), Parque Dez, zona Centro-Sul. Participam do evento aproximadamente 800 educadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de todas as zonas de Manaus, além da consultora do PGA, Suely Amaral, e dos instrutores do IAS.

A qualificação atende ainda professores do 3º ano do Ensino Fundamental, pedagogos, assessores pedagógicos e coordenadores dos anos iniciais das Divisões Distritais Zonais (DDZs), além dos estagiários do programa e formadores da Gerência de Formação Continuada (GFC), da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM).

Na formação, os educadores aprendem temáticas variadas, de acordo com sua área de atuação como: planejamento na alfabetização, distinção dos sons da fala, conhecimento alfabético, gerenciamento do tempo, rotina de sala de aula, implementação de uma gestão democrática, análise do texto, diagnóstico de língua portuguesa e matemática, entre outros assuntos.

O coordenador do Programa de Gestão da Alfabetização (PGA) na Semed, Francinaldo Mendes, afirmou que o objetivo é alcançar a meta 05 do Programa Municipal de Alfabetização.

“Não consideramos somente trabalhar a formação com os professores, mas toda a coordenação pedagógica, desde as divisões até o chão da escola. A meta é que melhorem o dia a dia em sala de aula, busquem inovação, criatividade, sejam proativos, para que também saibam atuar como gestores de alfabetização para orientar cada vez melhor”, concluiu.

Para a gerente de implementação do IAS, Silva Mattiazzo, a formação é importante para os educadores, pois o programa, que iniciou ano passado, visa ajudar os alunos do 3º ano no processo de ensino aprendizagem.

“A ideia é que se fortaleçam, que o município siga nessa parceria e investimento que vem fazendo, até mesmo antes para melhorar seus indicadores. Sabemos que Manaus está crescendo bastante com relação aos indicadores de aprendizagem. Essa formação vem no sentido mesmo de consolidar a implementação desse projeto”, finalizou.

A professora Celivalda Figueira Santos, da Escola Municipal Senador Jefferson Peres, bairro Zumbi II, zona Leste, é uma das participantes da formação e faz parte do programa desde o ano passado. Para ela, é importante o aprendizado, porque tudo será colocado em prática com os 130 alunos do 3º ano da escola.

“O trabalho é focado na alfabetização e estamos recebendo esse novo treinamento. Acredito que o programa está sendo muito produtivo, trazendo benefícios e estratégias. A formação nos capacita e ajuda na integração dos alunos dentro da sala de aula”, completou.

Para a coordenadora pedagógica dos anos iniciais da DDZ Sul, Cibele Gonçalves, é fundamental essa integração entre todos, principalmente dentro da divisão no monitoramento das sete escolas e dos cerca dos 1,5 alunos beneficiados pelo programa na divisão.

“Temos uma perspectiva muito grande sobre a formação, porque é um programa que tem um significado muito positivo, com resultados bem positivos para a escola e divisão, pois, isso é essencial para o êxito do programa e aprendizagem dos alunos”, disse.

Programa de Gestão de Alfabetização
O Programa está dentre as políticas estabelecidas pela Semed para responder aos desafios da alfabetização e letramento, melhorar o IDEB e alcançar a meta 05 do Plano Municipal de Educação (PME) em parceria com Instituto Ayrton Senna (IAS) e o Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), por meio dos recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atualmente, o programa atende a 76 unidades de ensino de todas as zonas da cidade, beneficiando 12 mil alunos do 3º ano do Ensino Fundamental.

Texto: Paulo Rogério / Semed
Fotos: Cleomir Santos / Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054