06/03/13 | 16:17
Fomento à Pesquisa Científica

INPA, em parceria com a Semed, tem fomentado o acesso dos alunos da rede pública às ciências, por meio do Projeto Circuito da Ciência, que esse ano terá sua 14º edição

Popularizar o acesso às ciências com vistas à formação de cidadãos ecologicamente equilibrados. Há 14 anos esse é objetivo do Projeto Circuito da Ciência, realizado pelo Instituto de Pesquisas da Amazônia (INPA). Durante essa caminhada, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem sido um importante parceiro, levando, pelo menos, 1,2 mil alunos por ano para participarem das atividades.

Na manhã desta quarta-feira (06), no Auditório da Ciência, no INPA, foram apresentadas as ações que serão desenvolvidas durante a edição de 2013 do Circuito da Ciência. Diretores, pedagogos e assessores de educação ambiental da Semed participaram do evento.

 Segundo a Coordenadora de Educação Ambiental da Semed, Ângela Amorim, desde que a parceria Secretaria de educação e INPA foi firmada, mais de sete mil alunos já participaram do Projeto. Ela explica que as ações desenvolvidas no Circuito da Ciência servem de parâmetro para as atividades científicas praticadas nas escolas.

“Procuramos fazer um link do que é ensinado aqui no Circuito com as ações pedagógicas das escolas. Os trabalhos que realizamos, por meio do PCE (Programa Ciência na Escola), são apresentados aqui no Circuito”, disse.

O Coordenador do Circuito da Ciência, Jorge Lobato, afirma que a parceria da Semed é fundamental para o êxito do projeto, já que tem sido o apoio para atingir o público alvo.

“Em 14 anos, cerca de 200 escolas e 45 mil estudantes já participaram das atividades. Temos relatos de alunos que participam do Circuito da Ciência que hoje são estudantes de biologia e enveredaram para a pesquisa científica.”, falou.