31/08/18 | 18:24
Festival Folclórico de Cmei integra comunidade escolar

Aproximadamente 300 pessoas entre alunos, pais e professores participaram, na tarde desta quinta-feira, 30/08, do 2° Festival Folclórico do Centro de Educação Infantil (Cmei) Onias Bento da Silva Filho, localizado no bairro Aliança com Deus, zona Norte. O evento ocorreu em alusão ao Dia do Folclore, comemorado no último dia 22.

O objetivo do festival foi manifestar as culturas parintinense, paraense, nordestina e sertaneja. Além de buscar trazer o folclore infantil, como as cantigas, rodas e brincadeiras que fazem parte da infância.

Entre os meses de julho e agosto, a escola desenvolveu inúmeras atividades que oportunizaram o aprimoramento das habilidades motoras e auxiliaram na formação da identidade, bem como auxiliou na integração com a cultura da Região Norte.

A gestora do Cmei, Simone Malveira, comentou sobre a festa. “Esse festival promove muita alegria, envolve e aproxima os pais, professores e até mesmo as crianças que estavam ansiosas por este evento”.

Malveira destacou ainda que, por meio das atividades de música e movimento, os conhecimentos das crianças se tornam mais amplos, por isso os alunos participaram dançando ao som de Xaxado, Boi Bumbá, Country, Forró e Carimbó.

Pai da aluna Rebeca Oliveira do 1° período, Rosinaldo Oliveira, afirmou que a interação entre escola e pais é vista com bons olhos. “É boa essa interação, até porque vemos a escola bem limpa e arrumada, além de vê-la bem enfeitada, e também porque as crianças podem aprender sobre as tradições e a cultura do folclore amazonense”.

As danças e músicas auxiliam nas relações sociais e contribuem com o entendimento da cidadania, como explica a professora Ademilde Peres. “É muito bom ver os pais participando direta ou indiretamente do evento, porque para nós é importante vê-los dentro da escola, assim mostramos os resultados do nosso trabalho, que é feito de maneira coletiva”.

 

Texto: Luiz Eduardo Cruz

Fotos: Lton Santos/ Semed

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054