06/10/15 | 12:09
Festa do Professor terá como atração nacional o grupo Fundo de Quintal

O grupo de samba Fundo de Quintal será a atração principal da festa dos professores da rede municipal de educação. A programação, preparada pela Prefeitura de Manaus para o próximo dia 15, contará ainda com atrações locais. Outras atividades ocorrerão até o final do mês, como parte das homenagens.

O Dia do Professor (15 de outubro) terá sua primeira atividade comemorativa no dia 14 de outubro: a programação cultural ‘Ser Professor é Show’, na sede da própria Secretaria Municipal de Educação (Semed), no Parque 10, zona Centro-Sul. Haverá a apresentação de dança, música e de teatro, tendo os docentes como personagens principais do evento.

Na quinta-feira, 15, será a tão esperada “Festa do Professor”. O evento começará, a partir das 19h, e este ano acontecerá no Centro de Convenções (Sambódromo). Todos os educadores ganharão um ingresso e poderão, pela primeira vez, levar um convidado.

A festa vai começar com o cantor amazonense Amílcar Azevedo, seguido pela banda de forró Xotezim e a dupla sertaneja João Victor e Rodrigo. Depois, será a vez da atração mais aguardada da noite: o grupo de samba Fundo de Quintal. E para encerrar as comemorações, a banda amazonense Xiado da Xinela entrará no palco.

A secretária da Semed, Kátia Schweickardt, disse que apesar da crise econômica, o prefeito Arthur Virgílio Neto fez questão de realizar o evento para homenagear o principal transformador da educação no Brasil.

“Conseguimos alguns patrocinadores e o prefeito quis fazer essa homenagem justa e digna aos professores da rede. Este ano, conseguiremos fazer uma festa maior no sambódromo e por isso será possível levar acompanhante. Espero que todos possam ir celebrar, sobretudo, se alegrar com muito orgulho por serem profissionais importantes. Sim, porque somos nós professores que formamos outros profissionais”, disse.

Galeria de Honra

Continuando a programação especial do mês do professor, no dia 23, será realizado o evento Galeria de Honra, a partir das 18h, no auditório da Semed, no qual os educadores da rede que tiveram trabalhos e projetos de destaque referentes aos anos de 2014 e 2015 serão homenageados pela secretaria.
Para a secretária da Semed, que está à frente do órgão há sete meses, foi uma surpresa positiva encontrar tantos profissionais dedicados e comprometidos atuando na secretaria. Ela explicou que todos os dias tem descoberto boas práticas que são desenvolvidas por professores em sala de aula.

“É a convicção do potencial transformador que esse personagem tem, que é o principal agente de transformação social. Nada mais justo usarmos esse mês como o de celebração para esta profissão que é a mais nobre. É uma forma de conseguimos mostrar que o verdadeiro valor da educação está nesse profissional, que apesar de todas as diversidades, falta de infraestrutura, de anos difíceis, crise, são pessoas que têm a capacidade de fazer a diferença”, declarou.

Para encerrar as comemorações do mês do professor, a prefeitura realizará uma corrida, no dia 31, aberta a todos os profissionais da educação, cuja concentração será no estacionamento da Semed, a partir das 16h.

Serviço – Mês do Professor

Dia 14 (QUARTA-FEIRA) – Programação cultural a ser realizada durante todo o dia, na sede da Semed.
Dia 15 (QUINTA-FEIRA) – Festa do Professor no Sambódromo, a partir das 19h.
Dia 16 (SEXTA-FEIRA) – Folga para os profissionais de educação
Dia 23 (SEXTA-FEIRA) – Galeria de Honra, a partir das 18h, no auditório da Semed.
Dia 31 (SÁBADO) – Corrida do Profissional da Educação, a partir das 16h, com concentração no estacionamento da Semed.

Texto: Auriane Carvalho

Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação (Semed)
(92) 3632-2054