02/06/15 | 14:40
Ferramentas do Google ganham foco em formação para servidores da Semed

Aprender a usar as ferramentas do Google para melhorar os resultados em sala de aula. É com esta proposta que 90 assessores da rede municipal de educação estão participando da Formação das Ferramentas Google na Educação nesta terça, 2, e quarta-feira, 3.

O grupo faz parte da Gestão Integrada da Educação (Gide) das Divisões Distritais Zonais (DDZs) e a ação faz parte do projeto de formação continuada 2015, com aulas em tempo integral nos laboratórios da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), no conjunto Vila Amazonas, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

A formação visa garantir mais qualidade e ampliar o desenvolvimento dos estudantes por meio do uso das tecnologias no campo educacional e assim promover a inclusão digital nas escolas da rede, bem como auxiliar os professores na melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

“Estamos iniciando um processo de formação continuada para todos os servidores da Semed. A princípio, com os assessores que serão os multiplicadores nas escolas. Eles vão ter uma noção de como funciona e como podem chegar a escola e falar com os professores, gestores e pedagogos sobre as ferramentas”, destacou a gerente do GTE, Aldemira Câmara.

A assessora da Gide da DDZ 1 Sul, Maria José Lopes, informou que trabalha com 73 escolas e suas tarefas diárias são desenvolvidas com planilhas. Por isso, ela considera fundamental a formação.

“Há arquivos pesados que recebemos de todos os assessores. Preciso fazer o encaminhamento desses arquivos para a coordenação geral e  muitas vezes é preciso usar o google drive, mas eu não sabia utilizá-lo. A partir deste curso, vou poder encaminhar através do google drive todo esse material”, destacou.

Outra educadora satisfeita com a formação é a assessora da Gide da DDZ V Leste I, Maria Luiza Gonçalves. Para ela, o curso vai ajudar muito em seu trabalho diário. “Essa ferramenta que estamos aprendendo, o Google Mais, vai nos ajudar muito em nossas atividades da Gide. Nós trabalhamos muito na coleta de dados e compartilhamento junto com outras assessoras. Agora será muito útil em relação aos dados que coletamos de nossas escolas de forma mais rápida e eficiente”, afirmou.

 

Texto: Paulo Rogério

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054