18/04/16 | 8:32
Feira do Livro arrecada mais de 6 mil volumes e estimula atitudes sustentáveis junto à população

Feira do Livro no Parque dos Bilhares- Fotos Rodemarques Abreu  (2)A segunda edição da Feira do Livro, realizada pela Prefeitura de Manaus, no último sábado, 16, no Parque Ponte dos Bilhares, alcançou a marca de 6.166 livros arrecadados para doação às mais de 2,5 mil pessoas que circularam pelas barracas montadas na Praça da Fogueira, onde foi feita a distribuição gratuita dos volumes.

O evento, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), foi considerado um sucesso, em função da participação efetiva da população tanto na doação de livros quanto no aspecto do reaproveitamento por parte de quem buscou e levou para casa os exemplares, das mais diversas áreas do conhecimento.

“Isso demonstra que estamos no caminho certo dando oportunidades para que a população possa contribuir de maneira sustentável para a melhoria da sua própria qualidade de vida e trazendo para o parque atividades culturais e de recreação”, explicou o secretário da Semmas, Itamar de Oliveira Mar, agradecendo o empenho dos servidores e o apoio dos parceiros.

Feira do Livro no Parque dos Bilhares- Fotos Rodemarques Abreu  (4)A feira já foi incorporada ao calendário anual de eventos da Semmas, dentro do Projeto Cultura no Parque, desenvolvido em parceria com a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Presente no evento, a secretária da Semed, Kátia Schweickardt, destacou o incentivo à leitura para a formação de crianças e adolescentes, na realização de mudanças sociais. “Apenas por meio da educação é que nós vamos construir uma nova mentalidade de cidadania, principalmente quando se trata de meio ambiente. Temos que aproveitar um evento como esse, uma feira de livros, para pensar qual o nosso papel na reconstrução do Brasil”, ressaltou.

Público e atividades

Feira do Livro no Parque dos Bilhares- Fotos Rodemarques Abreu  (14)Iniciada exatamente às 17h, a feira reuniu um público que aguardava ansioso o início da distribuição, como a estudante de Administração Kelly Moraes Martins, 23, que optou por chegar cedo para ter mais opções de escolha. “Essa é uma iniciativa fantástica e importante para todos nós que por questões financeiras não podemos adquirir determinados livros que são, inclusive, do nosso interesse acadêmico”, afirmou ela, que levou para casa livros de Direito Administrativo e um exemplar da Constituição Brasileira.

André Teixeira, 35 anos, que no segundo semestre inicia a faculdade de Direito, aproveitou a oportunidade para adquirir livros que serão usados durante a graduação e economizar. “Não sei ao certo o quanto, mas tenho certeza que economizei um bom dinheiro aqui hoje. Acho que esse tipo de iniciativa deve acontecer sempre, principalmente porque além da economia, também acaba sendo que um incentivo à leitura”, observou.

Feira do Livro no Parque dos Bilhares- Fotos Rodemarques Abreu  (12)Outro apreciador foi o estudante de Pedagogia Fábio Roberto de Melo, 34, morador do Parque São Pedro, que também elogiou a iniciativa. “A feira é uma ideia muito boa, principalmente para quem não tem condições de comprar livros”, afirmou. Já Socorro Costa, 45, levou os netos para a feira. “Adoro ler e estimulo os meus netos a gostarem da leitura”, ressaltou ela, que levou mudas pra plantar em casa.

Livros infantis e contação de histórias para as crianças também marcaram a realização da feira, que presta uma homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil (18/04). A feira contou com a participação da escritora amazonense Ana Peixoto, que reuniu as crianças para ouvir histórias, na Biblioteca do Sesi, em funcionamento no parque, além da participação da Divisão de Ensino Fundamental da Semed, com a realização de rodas de leitura, pintura facial e contação de histórias, parte do projeto de leitura desenvolvido na Escola Municipal Maria Rufino de Almeida, voltado para a apresentação de histórias infantis com cunho ligado à preservação ambiental.

Campanha e parceiros

Feira do Livro no Parque dos Bilhares- Fotos Rodemarques Abreu  (8)Os livros distribuídos no sábado foram arrecadados durante um mês de campanha. No ano passado, a iniciativa conseguiu coletar aproximadamente 1,5 mil títulos. Além dos livros, muita gente saiu do parque levando mudas ornamentais e frutíferas.

O evento contou com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos, Estácio do Amazonas, União de Política Animal (UPA), Faculdade Estácio do Amazonas, Centro Universitário do Norte (Uninorte),  Sebo Edipoeira,  Distribuidoras de Livros Norte/Nordeste, Apoio Distribuidora e Livraria da Federação Espírita Amazonense.

A parte musical da feira ficou por conta das apresentações da Banda e do Coral das Flores do Sesc, e da cantora Lucinha Cabral. Os alunos do curso de Administração da Uninorte realizaram a apresentação da peça Chapeuzinho Vermelho, enquanto o Clube dos Quadrinheiros de Manaus exibiu revistas em quadrinhos. A Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Ambientais (Vemaqa) fez a distribuição de revistas em quadrilho com a temática ambiental.

 

Texto: Assessorias Semmas e Semed

Fotos: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054