19/03/13 | 13:05
Exposição reúne fotos, mudas e material informativo sobre arborização urbana

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) abriu a programação da Semana da Árvore e da Água, nesta segunda-feira, 18, com o início da exposição Arborização Urbana, que reúne fotografias, mudas, material informativo e palestras sobre o trabalho de arborização desenvolvido pelo órgão em toda a cidade. A mostra ficará em cartaz ao longo desta semana no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no Piso Açai, do Manauara Shopping.

O Ecam é uma iniciativa da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa). Quem visitar poderá conhecer as espécies mais adequadas para a arborização urbana, as mudas ornamentais utilizadas nos projetos de paisagismo da Prefeitura de Manaus, o modo correto de produzir e plantar as mudas.

O primeiro dia da mostra contou com a participação de alunos da Escola Municipal Ambientalista Chico Mendes, situada no Km 19, da AM-010, na Comunidade 23 de Setembro. Eles foram recepcionados pelo juiz da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), Adalberto Carim, que destacou a necessidade do envolvimento cada vez maior das crianças e adolescentes com a causa da preservação ambiental e da importância do trabalho desenvolvido pelo Espaço Ecam, como instrumento para fortalecimento dessa relação.

O subsecretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Francimar Mamed, presente ao evento, ressaltou a importância da parceria da Prefeitura de Manaus com a Vemaqa. “Temos aqui uma pequena mostra do trabalho que realizamos no dia a dia, com produção, plantio e distribuição de mudas, manejo da arborização urbana, monitoramento, autorização para corte e poda, enfim, uma variedade de ações que podem ser mostradas de forma integrada nesse espaço de cidadania”, afirmou.

A representante do Distrito Regional de Educação VII, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Síntia Penha, que acompanhou o grupo de alunos, elogiou a iniciativa da exposição. “Para os alunos, que já possuem uma vivência em contato com a natureza, por residerem na zona rural, esse contato reforça ainda mais o gosto deles em aprender, valorizar e preservar o meio ambiente”, disse

A programação da Semana da Árvore e da Água prosseguirá com atividades até o dia 23. Na quinta, 21, a Semmas estará realizando a distribuição de mudas em 14 pontos diferentes da cidade, com a participação da população.

Assessoria de comunicação da SEMAS