29/09/15 | 15:56
Exposição de Artes Plásticas movimenta moradores no bairro São José I

LS - 29-09-15 - Exposição de Artes Plásticas (7)Sete alunos do curso de Artes Visuais do Centro Municipal de Arte-Educação (Cmae) Aníbal Beça, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão apresentando seus trabalhos na Exposição de Artes Plásticas, que iniciou nesta terça-feira, 29. O evento acontece até amanhã, de 9h às 18h, no auditório do Cmae, localizada na rua J, s/nº, bairro São José I, zona Leste da cidade.

A exposição é fruto da parceria firmada com a Academia Amazonense de Artes, Ciências e Letras (ACL), associação civil, com finalidade de congregar e promover o reconhecimento dos artistas, escritores, cientistas, arte-educadores e artesãos. Na oportunidade também estão sendo apresentadas obras de oito artistas da academia.

O curso de Artes Visuais conta com um total de 30 alunos da rede pública e da comunidade, com duas aulas na semana e duas horas de duração. Para o diretor do Cmae Aníbal Beça, Jorge Farache, a parceria com a academia só vem acrescentar no conhecimento dos alunos do Aníbal Beça.

LS - 29-09-15 - Exposição de Artes Plásticas (4)“Uma vez que nossos alunos desenvolvem técnicas, estamos procurando mostrar agora para eles, de uma forma lúdica e materializada, por meio das obras de artistas já consagrados. É uma experiência válida de ter esse contato direto entre os alunos e artistas. E o público, pela primeira vez, vai ver uma exposição de artes plásticas, muito difícil de observar na zona Leste”, afirmou.

Graduado em artes visuais pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com pós-graduação em Marketing Cultural, o professor do Cmae, Jefferson Rebello Pimentel, garantiu que os alunos só têm a aprender com a exposição, além de ter o contato direto com artistas já conhecidos na área cultural.

“Os alunos têm nesse momento a vivência estética, que o fazem refletir, experimentar e se relacionar como um todo. Essas experiências estéticas, mostradas em nossa exposição, são frutos de todo percurso, que não é tão simples. As crianças, aos poucos, vão aprendendo a fazer suas construções, seus próprios conceitos e maneiras de expressão. O interessante é a descoberta das cores, texturas, as formas e a relação de todo esse conhecimento com nosso dia a dia”, explicou.

LS - 29-09-15 - Exposição de Artes Plásticas (10)Para o diretor cultural da Academia Amazonense de Artes, Ciências e Letras, Pedrinho Sampaio, que é professor de canto e coral do Cmae, além de regente do coral “I Musicci” e de musicalização, o intercâmbio com os alunos vai enriquecer o aprendizado.

“O mais importante para a academia é proporcionar aos comunitários do São José, a aproximação dos artistas da comunidade, ou seja, trazer para a comunidade o que se produz do setor intelectual. O fundamental é que a cultura circule, por isso que os eventos em geral são abertos ao público. Esse momento serve para os intelectuais e artistas conhecerem um pouco o cotidiano das escolas e das comunidades”, Pedrinho Sampaio.

Programação

Nos dois dias da Exposição de Artes Plásticas, o público vai acompanhar a apresentação de dança contemporânea, da orquestra e coral do Cmae, visitar exposição de artistas da academia e dos alunos do curso de Artes Visuais, assistir palestras, apresentação cultural, grupo de flautas, participar da oficina “Cronometria das cores” e de bate-papo, com tema “Locução, TV e cinema”, entre outras atividades.

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Lton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054