14/06/18 | 10:22
Experiências de educadores de Manaus e Rio Janeiro vão ser apresentadas em Encontro de Professores de Língua Portuguesa

Com objetivo de sociabilizar estratégicas pedagógicas voltadas ao incentivo à leitura que estão dando certo em unidades da rede municipal de ensino de Manaus e, também, em comunidades vulneráveis do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em parceria com a Rede Educare e a empresa 3M promoverá, na próxima segunda feira, 18/6, no auditório da secretaria, o Encontro de Professores de Língua Portuguesa, com o tema “Livro, leitura e literatura”.

A atividade faz parte do Programa Viajando na Leitura, que  tem o objetivo coordenar ações voltadas à linguagem, escrita e interpretação de textos em escolas de toda rede municipal de ensino da capital.  O encontro, que pretende reunir 250 educadores de língua portuguesa, bibliotecários e assessores pedagógicos da secretaria, vai estimular a troca de práticas de formação leitora entre os educadores e, ainda, irá fortalecer e valorizar as atividades relacionadas ao programa.

A coordenadora do Viajando na Leitura, Madalena Moleiro, falou sobre a secretaria espera alcançar com o evento. “O encontro é importante para apresentar resultados que secretaria alcançou no trabalho de  incentivo à leitura com as ações do programa  para melhorar a proficiência dos alunos, além de buscar melhorar o fazer pedagógico do professor, por meio de trocas de experiências exitosas”.

Durante o encontro, serão apresentados projetos e ações de algumas unidades da rede, como a Escola Municipal Aribaldina de Lima Brito, que vai contar as experiências positivas alcançadas após a aquisição de uma biblioteca móvel, adquirida por meio de parceria com uma empresa do Polo Industrial de Manaus, e como o recurso pedagógico despertou o interesse pela leitura nos alunos.

Será apresentado, também, o projeto “Encantar-te”, executado pela Escola Municipal Antônio Matias há 10 anos e que trabalhar com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental atividades voltadas à arte, dança, teatro e musica.

Palestra

Os participantes acompanharão, ainda, uma palestra com Kely Louzada, membro do Grupo de Trabalho do Plano Municipal do Livro, Leitura e Bibliotecas do Rio de Janeiro, com vasta experiência de bibliotecária comunitária e incentivo à leitura em regiões de alta vulnerabilidade social e violência em comunidades do Rio de Janeiro.

Madalena Moleiro destacou que a experiência trazida pela palestrante pode ajudar aos professores que atuam em zonas periféricas da cidade, a criarem mecanismos de incentivo à leitura.

“Nossas escolas estão inseridas nessas comunidades vulneráveis, então é interessante que o nosso professor tenha esse olhar de que é possível promover melhorias concretas  no  incentivo à leitura dentro desse contexto”.

 

Texto: Emerson Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054