26/08/11 | 14:31
Evento Livro Vivo

Para promover o hábito da leitura em alunos de 1° ao 5º ano da rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Paulus Editora promoveu nessa sexta-feira, (26), no CMAE Aníbal Beça, o evento Livro Vivo.

O Livro Vivo é uma das ações do Projeto Leitura para a Cidadania da Paulus Editora. O projeto visa o incentivo à leitura por meio do acesso gratuito a publicações voltadas para os alunos do 1° ao 5° ano, assim como mobilizar os educadores para a realização de atividades voltadas à leitura.

Apresentações culturais (O Mágico de Oz com assessores pedagógicos das DRE´s coordenado pela professora Mônica Lobato) e a distribuição de livros infantis foram as principais atrações do evento. Doze escolas municipais participaram do Projeto: EMEF´s: República do México, Martinha Corrêa, Nestor Nascimento, Alexandrina Rodrigues, Sebastião Augusto Loureiro Filho, Júlio César Passos, Heleno Nogueira, Zenie Pedroso, Jorge Amado, Lago e Silva, Ambientalista Chico Mendes e José Sobreira do Nascimento.

O Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, destacou que a leitura promove a transformação de valores tanto dos professores quanto dos alunos. “Incentivar a leitura é fazer com que cada vez mais a nossa expectativa com relação à educação do município de Manaus cresça em qualidade”, destacou o Secretário.

De acordo com o representante da Paulus, Marcelo Saraiva Gomes, em agosto do ano passado a editora promoveu a primeira formação de professores com o acervo a ser distribuído aos alunos.

“Estamos realizando a nossa missão que é a formação de valores e princípios contribuindo com a construção da base dos valores dos alunos. Com os kits os alunos estendem esse hábito de leitura também aos seus familiares”, complementou Saraiva.

A gestora da EMEF Nestor Nascimento, Telma Malheiros, acredita que a formação dos professores foi gratificante, pois, incentivará a participação em projetos e atividades de leitura. “O projeto estimula os alunos no hábito  da leitura e nas interpretações textuais e os educadores a produzir atividades criativas em sala de aula”, afirmou a gestora.

“O curso me concedeu várias opções para trabalhar em sala de aula, não apenas contar uma história, mas através dos livros posso alfabetizar um aluno e utilizar várias possibilidades buscando métodos que tornem a aula interessante para eles”, disse a professora do 2° e 4 ° ano da EMEF Nestor Nascimento, Rita de Cássia.

Ao todo foram entregues 5 mil kits, compostos dos seguintes livros infantis: Pinóquio, O Grãozinho de Areia, Os Três porquinhos, João e o Pé de Feijão, Minhas Primeiras Histórias Mitológicas e o Mágico de Oz.

A Paulus Editora distribui anualmente milhares de livros para crianças e jovens de todo o país, promovendo a vida, cultura, cidadania e a leitura.