15/04/11 | 17:46
Estudantes municipais entregam as “armas” em nome da Paz

Cerca de 800 armas de brinquedos, filmes e outros acessórios alusivos à violência foram destruídos na manhã desta sexta-feira, durante evento da 10ª Semana do Desarmamento Infantil e do 5º Manifesto pela Paz, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Cartazes, faixas, bandeiras e muitas crianças vestidas de branco participaram da manifestação pedindo paz. O evento foi realizado no CSU do Parque 10 e teve a participação de todas as 67 escolas da Divisão Regional de Ensino (DRE) 1, que compreende as Zonas Sul e Centro-sul de Manaus.

Todos os brinquedos recolhidos foram levados para o estacionamento do CSU do Parque.Um rolo compressor passou por cima do material destruindo. A cada movimento do automóvel, as crianças comemoravam com aplausos e com gritos.

“Eu troquei minha arma de brinquedo porque não é legal. Só quem pode usar arma é a polícia”, falou Natália França, aluna do 2º período do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Juracy Freitas.

Com paródias de músicas declarando a paz, os alunos fizeram, também, apresentações de danças e encenaram peças de teatro retratando o tema. Frases como: “Vamos dar um basta”, “Bomba Só de Chocolate”, “Silêncio nunca. Justiça sempre” e “A paz no mundo começa em casa”, contidas nos cartazes espalhados pelo local, mostram o sentimento da comunidade escolar com relação ao episódio ocorrido no Rio de Janeiro.

Durante toda a semana os alunos das escolas da DRE 1 trocaram materiais violentos como: revólveres, facas e espadas de brinquedo e também jogos e filmes que estimulem a violência por Kitss de literatura infantil.

Foram recolhidas oito caixas cheias de brinquedos o que para a Chefe da DRE I, Samira dos Santos, é um exemplo de que os pais e os alunos entenderam que esse tipo de brinquedo não são sadios.

“A pouca quantidade de brinquedos recolhidos é uma demonstração de que o trabalho da DRE 1 está surtindo efeito. Mostra que os pais entenderam que não devem presentear os filhos com brinquedos que estimulem a violência”, disse.

Canto de paz

O momento mais emocionante do evento foi quando os alunos fizeram uma grande roda e, de mãos dadas, cantaram uma versão da música ‘Heal The World’, de Michael Jackson. A versão em português, gravada pelo Roupa Nova, se chama ‘A Paz’. “Só o amor, muda o que já se fez e a força da paz junta todos outra vez. Venha, já é hora de acender a chama da vida e fazer a terra inteira feliz”, cantaram as crianças.