22/05/18 | 14:39
Estudantes da zona Norte participam de campanha de combate à Hanseníase

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Raimunda, no bairro Novo Israel, passaram, nesta terça-feira, por exames como parte da campanha de combate à Hanseníase, realizada em parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Durante a ação, cerca de 110 alunos passaram por avaliação médica. A meta da campanha é alcançar aproximadamente 70 mil estudantes de de 5 a 14 anos da rede pública de ensino. O objetivo é atender a 185 escolas municipais, das quais 170 já estão sendo acompanhadas e as restantes possuem atendimento agendado.

A campanha foi iniciada em 2013 pelo Ministério da Saúde e aderida desde o início pela Prefeitura de Manaus. A gestora da unidade, Tatiana Fragata, destacou a importância da ação. “Consideramos essas ações importantes, já que muitas dessas crianças não têm a oportunidade de receber uma assistência de saúde maior, por diversos motivos”.

A chefe do Núcleo de Hanseníase da Semsa, Eunice Jacob, relata que nos primeiros anos de campanha não foram relatados nenhum caso da doença, mas com a mudança de abordagem a partir de 2015, com os agentes de saúde, devidamente autorizados, começaram a aparecer os primeiros, o que mostra a importância de exames minuciosos.

“O olhar do profissional de saúde vem fazendo a diferença, bem como a parceria com a Semed que vem se fortalecendo, principalmente na devolução das fichas, que era o nosso grande gargalo”, ressalta ela, alertando ser comum os jovens não devolverem as informações, o que é importante para o devido acompanhamento.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054