15/08/14 | 16:41
Estudantes apresentam trabalhos sobre a chuva ácida em Feira de Ciências

Dentro da proposta curricular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o tema da 2ª Feira Municipal de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental, a Escola Municipal Aurenizia Costa de Jesus, bairro, Cidade de Deus, zona Leste, trabalhou os subtemas “A chuva ácida e suas consequências no meio ambiente” e “A origem dos números e sua importância para a sociedade moderna”.

Cerca de 278 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental dos turnos matutino e vespertino, abordaram a temática nesta sexta-feira, 15, com a participação dos professores, pais, responsáveis, convidados e a comunidade em geral.

Com um mês de intenso trabalho em sala de aula, com apoio dos seis professores da escola, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre os dois temas abordados. Foram feitas pesquisas pela internet e atividades complementares, que deram suporte para o melhor aprendizado do alunado sobre o assunto.

“Um dos temas é a chuva ácida, que vai ajudar nossos alunos, mas também toda nossa comunidade na questão das consequências que podem causar ao nosso meio ambiente. Eles vão aprender a preservar, ter todo cuidado, em relação ao solo, erosão, enfim, é um aprendizado muito grande”, comentou a diretora da escola, Ana Lúcia, que sugeriu o tema da chuva ácida, por ser um dos grandes problemas enfrentados em todos os países.

Frequente participante das atividades da escola, Inês Pires, 32, mãe da aluna do 5º ano matutino, Victoria Dantas Souza, 10, disse que gostou da feira, mas principalmente pelo aprendizado dos alunos com os temas trabalhos pela própria comunidade escolar.

“Adorei vê-los fazendo essa interação com todos os visitantes, porque é interessante a apresentação dos alunos na abordagem do tema. É bom saber que eles estão aprendendo dentro da escola muita coisa boa, que vão servir para o futuro deles.”, contou.

A aluna do 5º ano, Shayna Lorrany, fez um trabalho de pesquisa sobre a chuva ácida e os monumentos históricos. Segundo ela, foi muito bom aprender sobre os males, que podem prejudicar a vida de qualquer ser humano.

“Aprendi que devemos ter cuidado com a chuva ácida, porque pode prejudicar as pessoas. Temos que saber sobre esses assuntos, para alertar até nossos amigos e familiares”, explicou.

 

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054