06/08/12 | 9:47
ESTUDANTE DE ESCOLA MUNICIPAL DA ZONA NORTE FATURA PRIMEIRO OURO DO TAEKWONDO NOS JEA’s 2012

A dobradinha esporte e educação resultou em ouro na disputa de taekwondo da 35ª dos Jogos Escolares do Amazonas, neste domingo, 5 de agosto, na Vila Olímpica de Manaus. Katyane Cristina Mendonça Menezes, de 13 anos, venceu Rosana da Silva, 13, na final do infantil feminino (12 a 14 anos).

Aluna do 8º ano na Escola Municipal Ana Sena Rodrigues, no bairro Terra Nova, Zona Norte de Manaus, Katyane é uma revelação na arte marcial de origem coreana. “Esse resultado nos JEA’s me surpreendeu, pois concilio as aulas com os treinos de taekwondo há um ano e dois meses”, disse a lutadora, que dedicou a medalha de ouro aos familiares e amigos do colégio.

De acordo com mestre Wilkens de Souza, a campeã é atleta do projeto social executado pela Associação Falcão de Taekwondo Interestilos, em parceria com a E.M. Ana Sena Rodrigues. “São aproximadamente 60 alunos praticando o taekwondo dentro da escola, com todo o apoio do gestor. Esporte e educação devem caminhar juntos. A juventude só precisa de oportunidades, pois sobra talento”, completou Wilkens, com lágrimas nos olhos.

MODALIDADE EM CRESCIMENTO

Segundo o presidente da Federação de Taekwondo do Estado do Amazonas (FTKDAM), Raimundo Gomes, 56 lutadores disputaram a edição 2012 dos JEA’s. “Houve um crescimento de quase 100% em termos de participação, comparando com o ano passado. O taekwondo é um esporte olímpico e tem tudo para ganhar mais espaço nas escolas”, comentou Gomes, que coordena a modalidade nos Jogos Escolares do Amazonas.

SOBRE A COMPETIÇÃO

Os Jogos Escolares são realizados pelo Governo Amazonas, via Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). O evento acontece entre 2 a 11 de agosto em campos, quadras, arenas, piscinas e ginásios da capital amazonense. A fase final reúne 17 mil estudantes-atletas de 380 instituições de ensino públicas e privadas – são 840 atletas de 30 municípios do interior do Estado.

Fonte: Sejel